Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/03/2023 - 18h00min

Lunelli reivindica ações de prevenção contra cheias em SC

Imprimir Enviar
Deputado Antídio Lunelli

Desassoreamento de rios e parques lineares podem ser solução

O deputado Antídio Lunelli (MDB) teve mais uma moção aprovada pela Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (22). O texto, que será encaminhado à Defesa Civil e ao governador Jorginho Mello, solicita o desassoreamento dos rios Itajaí Açu e Itajaí do Oeste, na região de Rio do Sul, cidade que tem registrado enchentes com frequência. Em uma das ocorrências, em maio do ano passado, mais de 230 ruas do município foram afetadas, e milhares de moradores atingidos.

O parlamentar citou também a necessidade de um mutirão para troca de tubulação, limpeza de rios e fiscalização constante das encostas. Além disso, apresentou o Parque Linear Via Verde, que construiu em Jaraguá do Sul quando foi prefeito, como um modelo que pode ser parte da solução contra as cheias em muitas cidades catarinenses cortadas por rios.

O parque, feito em parceria com o Ministério Público, foi projetado para que o rio, saindo do seu nível normal, tenha essa área como depósito de água de enchente, evitando o alagamento das ruas que concentram trânsito e moradores. Assim que a água baixa, o espaço pode ser novamente utilizado pela população, após a devida limpeza.

“Unindo prevenção e proteção do meio ambiente, com lazer e saúde para população. É investimento inteligente”, disse Lunelli, que mostrou aos demais deputados estaduais dois vídeos explicando o conceito de parques lineares.

“Não temos controle sobre a natureza. Mas temos o dever de buscar mais segurança para a população."

Acompanhe Lunelli


Lunelli
Voltar