Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/06/2023 - 17h38min

Luciane relata andamento das audiências e reuniões do Conseg Escolar

Imprimir Enviar
Deputada Luciane Carminatti
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

A deputada Luciane Carminatti (PT) fez um relato, nesta terça-feira (6), no Plenário da Alesc, sobre as audiências públicas já realizadas pelo Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg) em Blumenau, Joinville, Lages e Chapecó, tema que a Alesc protagoniza há dois meses.

“É o momento de todos os deputados participarem, se envolverem porque os projetos estão sendo apresentados e ao final, terá que ter um único, o da Assembleia Legislativa. Teremos que apresentar os resultados para a sociedade catarinense com o objetivo de atuar na prevenção aos ataques e sobretudo naquilo que é papel da escola, que é promover as condições necessárias para que os nossos alunos tenham apoio de profissionais qualificados da área da educação, social, da psicologia para enfrentar as violências que sofrem e que muitas vezes é a causa e a origem de muitos ataques.”

Luciane, que participou de todas as audiências, apresentou aos deputados e a todos os catarinenses como têm sido conduzidos os trabalhos do Comitê e dos três grupos temáticos instituídos por portaria pela presidência da Alesc.

Ela informou que o grupo temático número 1 está discutindo a estrutura física e humana das unidades de ensino com o objetivo de melhorar o layout, contratar e capacitar equipes multiprofissionais de apoio e buscar o financiamento das ações. “Uma parte das mais de 30 entidades que compõem o Conseg aderiu ao grupo temático 1 e está se reunindo e produzindo propostas.”

O grupo temático 2 tem o objetivo de criar normas, manuais, programas e sugerir parcerias com o objetivo de fortalecer os procedimentos de segurança nas escolas com o auxílio da inteligência e a integração da comunidade no tratamento da violência, suas causas e efeitos. “Integra este grupo a Defesa Civil, as forças de segurança e em todos eles temos representantes da educação estadual e a partir das redes municipais, a Undime e a Fecam”, disse.

Segundo a deputada, o grupo 3 envolve os canais de comunicação, a mídia e a divulgação. Discute as ações de estímulo à família, estudantes e profissionais da educação às campanhas publicitárias.

Responsabilidade
Luciane disse que as reuniões são realizadas a cada 15 dias, e que têm levado muito a sério a responsabilidade que é dos 40 deputados.  Ela contou que nas quatro audiências realizadas no Estado, teve pais que a procuraram para conversar e dizer que queria se envolver, ajudar e entender mais o que estávamos falando. “Vários professores ao final também vêm conversar com a gente para se aproximar do debate e parabenizar a iniciativa pioneira da Alesc.”

Conforme Luciane, as audiências têm servido para falar do que a Assembleia está fazendo, ouvir cada região, uma representação muito diversa de mães, de profissionais da psicologia, e permitir que as pessoas também falem o que já estão fazendo, como é o caso da Educação, apresentando seus feitos, da Secretaria da Segurança Pública, através da Polícia Civil, do comando da PM e tem chamado muita atenção as falas de juízes, juízas, como foi o caso de Joinville, em que, segundo a deputada, a juíza deu uma aula espetacular, além de promotores e promotoras.

Participação
“Todo mundo quer falar sobre o que entende que é segurança nas escolas, estudantes, pais, as forças de segurança, pesquisadores das nossas universidades e a comunidade de uma forma geral junto com os vereadores, prefeitos, secretários de Educação”, ressaltou Luciane.

A maior audiência foi em Chapecó, com quase 300 pessoas, documentos entregues, com universidades participando, representantes do serviço social, da psicologia, vereadores de Chapecó de vários partidos, o presidente da Câmara de Chapecó, do PSC, que inclusive ficou até o final, estudantes com falas magníficas se posicionando e dizendo o que é discutir a segurança escolar.

“Trago isso para a gente ter a dimensão do que esse projeto está se tornando. Temos ainda na semana que vem, dia 15/06, a região Sul em Criciúma e dia 16/06 concluímos as oitivas em Florianópolis, na Alesc, com toda a Grande Florianópolis participando e eu termino então aqui fazendo este convite.”


 


Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar