Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/08/2017 - 16h03min

Luciane disse que déficit na Eletrobras não decorre da redução de tarifas

Imprimir Enviar
Deputada Luciane Carminatti

A deputada Luciane Carminatti (PT) disse na manhã desta quinta-feira (24), na tribuna da Assembleia Legislativa, que não é verdade que o déficit da Eletrobras e a suposta necessidade de privatização decorrem da redução de tarifas de energia promovida no governo da presidente Dilma Roussef. Segundo a deputada, as tarifas deveriam mesmo ter sido diminuídas, não porque isto era bom para o povo – o que já seria um motivo razoável – mas porque se tratava de uma questão prevista em todos os contratos firmados para a construção de hidrelétricas.

Luciane explicou que quando uma usina é construída por uma empresa de energia – pública ou privada – quem paga pela sua construção é o consumidor. A amortização do custo da obra leva geralmente 30 anos e, durante este tempo, quem paga a conta é o usuário da energia elétrica, por meio de suas contas de luz. Quando a hidrelétrica está pronta, o único custo da empresa passa a ser a operação e a manutenção. “Depois da população pagar 30 anos pelo investimento realizado, é uma questão não apenas de contrato, mas de justiça e de honestidade diminuir as tarifas”, afirmou.

A deputada disse que nos últimos meses o atual governo, que entrou pela “porta dos fundos”, está promovendo uma grande feira de liquidação nacional no país, a preços atrativos, entregando todo o patrimônio nacional. “A privatização da Eletrobras, e provável entrega a grupos estrangeiros, acabará com a segurança energética do Brasil. Submeterá o país a aumentos constantes e abusivos de tarifas, à desestruturação do fornecimento de energia, a riscos na distribuição e, inevitavelmente, à ameaça permanente de apagões e blecautes”, comentou.

Para ela, o governo tem dois motivos principais para privatizar a Eletrobras: a aplicação da pauta neoliberal, rejeitada por quatro vezes nas urnas e o desespero para fazer caixa e tentar diminuir o impacto de um dos maiores rombos fiscais da história, produzido por um governo que prometia resolver o déficit por meio de um surto de confiança que não veio e um passe de mágica que não produziu. “Produziu, sim, a compra de votos por meio da distribuição de benesses e emendas”, disparou.

 



Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar