Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/07/2016 - 18h27min

Luciane defende melhorias para técnicos e analistas da Defensoria Pública

Embora as categorias realizem o primeiro atendimento a quem procura o serviço, ainda não possuem plano de carreira e recebem um salário abaixo da média da área
Imprimir Enviar
Deputada se reuniu com técnicos e analistas da Defensoria Pública em Chapecó. FOTO: Ester da Veiga/Divulgação

Técnicos e analistas da Defensoria Pública Estadual (DPE) se reuniram com a deputada Luciane Carminatti (PT) nesta sexta-feira (8) para discutir melhorias nas condições de trabalho e remuneração para ambos os cargos. As categorias são responsáveis pelo primeiro atendimento a quem busca apoio da defensoria, realizando um trabalho crucial para o funcionamento do judiciário. Mesmo assim, recebem um salário abaixo da média da área e continuam sem um plano de carreira, ao contrário de grande parte das categorias do serviço público estadual.

Segundo os servidores, integrantes do núcleo regional Chapecó da DPE, há diversos casos de aprovados para trabalhar como servidores da defensoria que desistem das vagas, justamente pela pouca atratividade.

Presidente da Frente Parlamentar de Defensoria Pública da Alesc e uma das deputadas mais atuantes na criação do órgão em Santa Catarina, Luciane recebeu os servidores em Chapecó, ouviu os problemas identificados por eles e orientou o grupo sobre as medidas que podem ser tomadas:

"Vamos buscar apoio junto aos demais integrantes da Frente e elaborar maneiras de melhorar as condições de trabalho dos servidores. Como eles fazem a primeira recepção, são categorias importantíssimas para não sobrecarregar os defensores públicos. Mas o que vemos é que, eventualmente, os próprios técnicos estão com uma demanda de trabalho cada vez mais pesada", lamenta a deputada.

Para se ter ideia, na regional de Chapecó, os 11 técnicos e analistas realizam uma média de 500 atendimentos mensais – ou seja, 45 casos por mês para cada um dos servidores. "É um serviço que exige muito do trabalhador, requer todo o cuidado e responsabilidade. Eles estão lá para servir como apoio a quem precisa de um atendimento judicial, muitas vezes emergencial, então qualquer erro ou deslize acarreta em problemas gravíssimos na vida do atendido", comenta.

DPE já fez mais de 70 mil atendimentos gratuitos
A Defensoria Pública é um serviço previsto na Constituição de 1988 e presta assistência jurídico para quem não pode pagar por um advogado por conta própria. Em Santa Catarina, completou três anos em 2016 e já realizou mais de 70 mil atendimentos gratuitos, além de três mil acordos extrajudiciais (quando as partes entram em consenso e o caso não vai para a Justiça). Presente em 24 comarcas, o órgão projeta presença nas 111 comarcas do estado em 2019.

Gabriel Rosa
Jornalista - (48) 9159-7204
Gabinete da deputada Luciane Carminatti (PT/SC)

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar