Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/12/2023 - 16h03min

Leis do deputado Miotto enaltecem trabalho de conselheiros cristãos e Moto Clubes

Imprimir Enviar
Leis do deputado Miotto valorizam o trabalho social e voluntário. Foto: Arquivo pessoal

Duas leis de autoria do deputado estadual Jair Miotto (União Brasil) passaram a vigorar em Santa Catarina. Uma delas, sancionada em novembro, cria o Dia Estadual do Moto Clubismo. Já a outra, institui o Dia Estadual do Conselheiro Cristão e entrou em vigor em outubro.

Dia Estadual do Conselheiro Cristão

Percebendo a relevância do trabalho desenvolvido para ajudar o próximo, a lei do deputado Miotto cria o Dia Estadual do Conselheiro Cristão, a ser comemorado, anualmente, em Santa Catarina no dia 31 de outubro. "A data comemorativa tem o escopo de saudar os valores históricos e sociais, que a fé cristã determinou até a contemporaneidade, por meio dos conselheiros cristãos, os quais, voluntariamente, despojam-se em prol alheio", justifica o deputado Miotto.

Dia Estadual do Moto Clubismo

De acordo com o deputado Miotto, a iniciativa altera as leis que instituem datas e eventos alusivos em Santa Catarina e estabelece o Calendário Oficial do Estado. “O Dia Estadual do Moto Clubismo será incluído no calendário do estado e será comemorado, anualmente, no dia 19 de outubro”, detalha o autor da lei.

De acordo com o texto da lei, no dia 19 de outubro, serão realizadas atividades sociais e recreativas, exposições com representantes de entidades estaduais e municipais de Motoclubes e Motogrupos, bem como debates e seminários sobre o motociclismo.

Motoclubes

Atualmente, Santa Catarina não possui um levantamento que aponte o número de Motoclubes e Motogrupos. De acordo com a Federação Catarinense de Motociclismo (FCM), que organiza competições de motocross, velocross, rally e arrandaca o registro que possuem é de pilotos que participam das competições e que fazem parte de motoclubes. " Temos 20 motoclubes filiados à FCM, os grupos possuem pilotos que participam de nossas competições", revela o presidente Mariosérgio Francisco Kons.

Os Moto Clubes e Moto Grupos são grupos constituídos e organizados por pessoas que apreciam o motociclismo e motociclistas. “O mais importante e necessário para destacar é que alguns desses grupos realizam trabalhos desenvolvidos por organizações sem fins lucrativos, apoiando e estimulando ações voluntárias. Sem falar que movimentam a economia em muitas cidades no Estado, através do turismo”, justifica o deputado Miotto.

O parlamentar cita o trabalho desenvolvido através do Moto Clube Esquadrão Quadrangular (MCEQ), idealizado, nacionalmente, pela Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ). “Enquanto pastores, eu e minha esposa, Pathy Miotto, participamos das ações do Esquadrão Quadrangular. Somos membros oficiais. O principal objetivo do grupo é usar a motocicleta como um instrumento para a evangelização. Em Santa Catarina, o Esquadrão foi criado em 2019, sob a coordenação do obreiro da IEQ, Cláudio dos Santos”, explica do deputado Miotto.

De acordo com o coordenador estadual, a Igreja Quadrangular possui um departamento voltado para as atividades do Moto Clube Esquadrão Quadrangular. “Grupos já estão formados em Florianópolis, Chapecó, Itajaí, Caçador, Curitibanos, Blumenau, entre outros municípios. Atualmente, nosso grupo é oficialmente formado por 100 membros e este número vem crescendo a cada ação desenvolvida”, explica Santos.

Através do Esquadrão Quadrangular são realizadas ações sociais de forma voluntária, como captação e doação de alimentos e roupas para famílias que necessitam deste suporte, evangelização em ruas e praças.

Para ele, a criação do Dia Estadual do Moto Clubismo é muito importante para “homenagear e reconhecer o trabalho social desenvolvido por estes clubes. Também é essencial para incentivar a multiplicação do trabalho social desenvolvido e, assim, contribuir com uma sociedade mais humanitária e colaborativa”, conclui Santos.

Acompanhe Jair Miotto


Jair Miotto
Voltar