Lei inclui Marcha para Jesus no calendário oficial de eventos de Florianópolis
Nesta quarta-feira, dia 19 de julho, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), aprovou o Projeto de Lei (PL) 18.619/2023, anteriormente aprovado na Câmara Municipal de Vereadores. Sancionada e transformada na Lei Municipal 11.042, de 19 de julho de 2023, a proposta inclui o tradicional evento religioso Marcha para Jesus no calendário oficial de eventos permanentes de Florianópolis.
A Lei cria o “Dia Municipal da Marcha para Jesus”, a ser comemorado, anualmente, no sábado subsequente à Semana da Evangelização, que começa em 22 de outubro de cada ano. O evento, celebrado internacionalmente, reúne diversas denominações cristãs. Para o prefeito da Capital, “a união entre diferentes segmentos religiosos é essencial para a promoção da tolerância e do respeito na comunidade. Um evento que passa a contar com o poder público, o que proporcionará mais segurança e organização”, justifica o prefeito.
Edição Florianópolis
A Marcha para Jesus de 2023, em Florianópolis, vai ocorrer em 4 de novembro, data agendada antes da aprovação de Lei. De acordo com um dos membros da Comissão Organizadora, bispo Bita Pereira, a caminhada será de aproximadamente 2,5 quilômetros. “A concentração ocorrerá às 9 horas, no Parque da Luz. Às 10 horas a caminhada inicia, com a presença de trio elétrico. Cruzaremos a ponte Hercílio Luz, tendo como destino final o Parque Beira-Mar Continental, onde haverá ato cívico, pregação, além de shows de música gospel e praça de alimentação. O evento, que deve reuniu milhares de cristão, se prolongará até o final da tarde”, explica o bispo Bita.
Frente Evangélica parabeniza iniciativa
O deputado Jair Miotto (União), como coordenador e idealizador da Frente Parlamentar Evangélica da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), comemorou a notícia. “O Marcha para Jesus é considerado o maior evento popular cristão do mundo. Aqui na Capital, já acompanhamos os preparativos da Comissão Organizadora para a Marcha para Jesus Florianópolis 2023, agendada para o dia 4 de novembro. A última edição do evento ocorreu em 2015. Temos muito a comemorar, pois além do retorno do evento, agora, ele passa a ser realizado oficialmente em Florianópolis, através da sanção da Lei que institui o Dia Municipal da Marcha para Jesus”, parabeniza o deputado Miotto.
O parlamentar colocou a Frente Evangélica da Alesc à disposição para apoio e divulgação do evento. Durante lançamento da Frente, ocorrido em junho deste ano, juntamente com o colegiado, lideranças religiosas e políticas, como o secretário de Estado da Casa Civil, Estêner Soratto, o deputado Miotto falou sobre a Marcha para Jesus. “Este é um dos objetivos da Frente Parlamentar Evangélica: promover a defesa das liberdades individuais, liberdade de expressão e religiosa e da fé. A Marcha é algo que está acima de qualquer denominação religiosa. Em novembro estaremos todos juntos, pela glória de Jesus”, enaltece o deputado.
A Frente Parlamentar Evangélica também vem para defender os princípios cristãos, como a defesa da família, das crianças e adolescentes, contra o ensino de ideologia de gênero nas escolas, contra o aborto, contra a legalização das drogas e contra a corrupção. “Mas, também irá defender as melhorias nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, assistência social, entre outras áreas”, destaca o deputado Miotto.
O parlamentar também destacou que, em 11 de julho, a Alesc aprovou o Projeto de Lei 86/23, que reconhece o Marcha para Jesus como patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado. Já em 2024, foi sancionada a Lei Estadual 13.174, de 29 de novembro de 2004, que instituiu o “Dia Estadual da Marcha para Jesus”, a ser comemorado, anualmente, no último sábado do mês de junho.