Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/03/2024 - 16h59min

Jair Miotto divulga realização da Feira Internacional de Negócios e Cultura

Imprimir Enviar
Deputado Miotto coloca a Comissão de Economia à disposição para apoiar iniciativas que divulguem Santa Catarina para o mundo
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Na tarde desta quarta-feira (20) o deputado Jair Miotto (União) ocupou a tribuna durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa. Na oportunidade, como presidente da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia e Inovação, repassou informações sobre a realização da Feira Internacional de Negócios e Cultura (FIN), edição Brasil.

Em 2024, a FIN Brasil chega a sua 3ª edição brasileira. O evento será realizado nos dias 3 e 4 de abril, no CentroSul, em Florianópolis. A realização é da Câmara de Comércio Brasil-Portugal/SC e da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil. A FIN Brasil 2024 conta com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC).

A FIN Brasil
O principal objetivo da FIN Brasil é integrar e gerar negócios, unindo governo, associações e empresários para sanar dúvidas e efetivar parcerias. De acordo com o coordenador da FIN Brasil e presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal/SC, Jatyr Ranzolin, “a FIN é a única e maior feira multissetorial internacional do Brasil, com 10 verticais de negócios e uma trilha por área. Cada trilha tem uma rodada própria, com uma específica para indústria.”

Em seu discurso, o deputado Miotto destacou que a Feira tem a expectativa de movimentar cerca de R$ 100 milhões na Capital. Serão 270 expositores de pequeno, médio e grande porte, com a presença de políticos e autoridades. A expectativa é receber 5 mil visitantes por dia e cerca de 50 nações deverão estar representadas em Florianópolis. “Seis stands são destinados a empreendedores carentes. Na última edição, por exemplo, uma expositora social vendeu, em apenas um dia, R$ 50 mil em mercadorias, o equivalente a todo o seu estoque, para uma loja do Rio de Janeiro”, salienta o deputado Miotto, que em 2023 prestigiou o evento.

De acordo com o coordenador da FIN Brasil, o encontro é originário de Portugal e destinado a empreendedores, sejam eles pessoa física ou jurídica, que desejam ampliar o seu capital dentro ou fora do Brasil. Em 2023, foram 45 países participantes. “Ao participar da edição em 2021, em Portugal, entendi que a FIN seria uma ótima oportunidade de conexão e intercâmbio de empreendedores e interessados em abrir o próprio negócio no Brasil. Assim, trouxe o evento para o país que, a cada ano, reúne mais participantes”, recorda Ranzolin, que agradece o empenho de todos os envolvidos.

A feira conta, ainda, com um “Negociômetro” que conecta e monitora os negócios que estão sendo fechados, em tempo real. Com o auxílio de um aplicativo próprio, os participantes conseguem conhecer pessoas, criar networks, agendar reuniões e também fechar negócios, tudo nos moldes de uma rede social.

Apoio
Durante seu discurso, o deputado Miotto também ressaltou a necessidade de apoiar iniciativas que possam aproximar Santa Catarina do mercado global. “Parabéns aos organizadores da FIN Brasil por buscar aproximar a Alesc e o governo do Estado desta iniciativa. O apoio é importante. Inclusive, através da Comissão de Economia, estamos organizando a vinda, até a Alesc, de uma comitiva, com representantes de cada país, que estarão na FIN, com intuito de interagir e aproximar estas nações do legislativo catarinense”, informa o deputado, que também destacou a atuação da Comissão de Relacionamento Institucional, das Relações Internacionais e do Mercosul.

O parlamentar também enalteceu as ações desenvolvidas pelo governo estadual, como a criação da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, além do valor que o estado tem dado para as transações comerciais. “Hoje o mercado é global. Temos que competir e manter relações com o mundo. Isso é fundamental. Santa Catarina não depende mais do eixo Rio/São Paulo ou de Brasília para fazer negócios internacionais. Estamos inserindo o estado no mundo e o apoio da Alesc é muito importante neste contexto”, finaliza o deputado Miotto.

 

Acompanhe Jair Miotto


Jair Miotto
Voltar