Jair Miotto aplaude IFSC pela melhor classificação entre os institutos federais do Brasil
Durante sessão plenária da Assembleia Legislativa, realizada na tarde desta terça-feira (4), foi aprovada, por unanimidade, a moção de aplauso, proposta pelo deputado Jair Miotto (União). A proposição parabeniza o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) por obter a melhor classificação entre os institutos federais do Brasil, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). A honraria foi entregue à pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSC, Flavia Maia Moreira, que representou a direção do instituto. O coordenador do projeto ConverTE, do IFSC, Adriano Bresolin, também acompanhou a sessão. O ConverTE visa a inserção de veículos elétricos no setor público.
IFSC é destaque
No dia 23 de março, o MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2019. A pesquisa mensura a qualidade das instituições de educação superior, considerando a avaliação de cursos de graduação e de pós-graduação.
Com 19 cursos avaliados, o IFSC atingiu o conceito 4 e obteve a melhor classificação entre os institutos federais do Brasil. Os resultados foram calculados entre 2.070 instituições (públicas e privadas), considerando os 24.145 cursos avaliados entre 2017 e 2019.
A escala do IGC varia de 1 a 5. As duas primeiras faixas são consideradas inadequadas e as instituições podem até sofrer sanções do MEC. O melhor índice é o 5. Entre as instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o índice mais alto registrado foi o 4.
O cálculo matemático para chegar ao IGC leva em conta os seguintes aspectos: a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC), considerando o último ciclo do Enade como referência; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela CAPES na última avaliação trienal; e a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior (graduação ou pós-graduação stricto sensu).
A pró-reitora, Flávia, destaca que não é a primeira vez que o IFSC se destaca na classificação do IGC. “Desde que a instituição se transformou em instituto federal, em 2008, e passou a ser considerada no IGC dessa forma, o IFSC já conquistou a melhor nota entre os institutos federais nos anos de 2010, 2011, 2012 e 2018”, recorda a pró-reitora.
Durante sessão, o deputado fez uso da palavra para falar sobre a moção. “Esta é uma homenagem justa e meritória entregue pela Alesc. Uma placa de reconhecimento foi entregue ao IFSC, parabenizando o trabalho de excelência realizado e que é destaque na área de educação ao obter, por cinco vezes, a melhor classificação entre os institutos federais do Brasil”, justifica o parlamentar.