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03/05/2023 - 18h05min

Internet está disponível em 100% das escolas de Entre Rios

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Escolas de Entre Rios têm 100% da estrutura interna e externa preparada para uso da internet e aguarda apenas a chegada dos equipamentos FOTO: Ascom E

Município catarinense foi selecionado para participar do projeto Aprender Conectado que visa levar conectividade às escolas públicas da educação básica de todo Brasil

Levantamento da Entidade Administradora da Conectividade das Escolas (Eace) revela que a fase piloto do projeto Aprender Conectado já ativou a internet em 100% das escolas públicas da educação básica de Entre Rios, na região Oeste de Santa Catarina, que conta com 10 unidades de ensino. De acordo com a Eace, toda a infraestrutura externa necessária para a chegada da internet até as escolas já foi feita. Também já foi concluída a instalação da rede interna para disponibilização da tecnologia wi-fi nas áreas comuns do ambiente escolar, o que possibilitará o uso efetivo dos equipamentos pelos alunos e professores. Para finalizar a fase piloto do projeto em Entre Rios só está faltando a entrega dos equipamentos, que deve acontecer até o final do primeiro semestre.

O deputado Jair Miotto (União), presidente da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, fala da importância de Entre Rios fazer parte da fase piloto. “O projeto permitirá uma transformação na vida dos alunos. Precisamos ultrapassar as barreiras da inclusão digital e incluir a tecnologia no cotidiano de crianças, adolescentes e, até mesmo, dos professores. Assim, estaremos contribuindo para a formação de cidadãos mais preparados, principalmente, para o mercado de trabalho.”

O projeto Aprender Conectado
O projeto Aprender Conectado surgiu com o Edital do 5G, que destinou recursos de R$ 3,1 bilhões para levar conectividade às escolas públicas de educação básica, com a qualidade e velocidade necessárias para o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas atividades educacionais. “Nosso desafio à frente da Eace é garantir que cada centavo dos recursos seja destinado a levar a internet aos estudantes e transformar a vida de toda a comunidade”, afirma a CEO da Eace, Paula Martins.

O projeto escolheu dois municípios em cada uma das cinco regiões do Brasil, totalizando 177 escolas públicas da educação básica, tanto nas áreas rurais e urbanas, e também em algumas situadas em áreas indígenas e quilombolas. As unidades irão ganhar conexão com a internet banda larga, rede wi-fi em toda a escola e kits de informática. Em Santa Catarina, o município Entre Rios, foi selecionado para desenvolver a fase piloto do projeto. No momento, o município aguarda a entrega dos equipamentos, o restante da estrutura já foi disponibilizada.

Beneficiados
O Aprender Conectado atenderá escolas públicas da educação básica de todo o Brasil, garantindo conexão com alta velocidade, mesmo para aquelas que não possuem energia elétrica. Os critérios de escolha levaram em conta municípios com maior número de escolas desconectadas e que possuíssem estrutura de rede em fibra e localização diferenciada. Também foram utilizados critérios, como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Na fase piloto do Aprender Conectado foram contempladas escolas nas seguintes localidades: no Norte, Pau D’Arco (PA) e Espigão do Oeste (RO), no Nordeste, Baía da Traição (PB) e Santa Luzia do Itanhy (SE), no Centro-Oeste, Gaúcha do Norte (MT) e Cavalcante (GO), na Região Sudeste, Berilo (MG) e Silva Jardim (RJ) e na região Sul, Entre Rios (SC) e Coronel Domingos Soares (PR).

Para definir os critérios do projeto e gerir seus recursos, foi criado o Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), composto pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ministérios da Educação e das Comunicações, e pelas empresas vencedoras da faixa de 26 GHz, Algar Telecom, Claro, Telefonica, dona da marca Vivo, e TIM, que criaram a Entidade Administradora da Conectividade das Escolas (Eace), responsável pela execução do projeto Aprender Conectado. O Gape é presidido pelo conselheiro da Anatel, Vicente Aquino, e tem a missão de dar as diretrizes e fiscalizar a Eace.

Eace
Criada a partir da contrapartida dos operadores que participaram do leilão 5G, a Eace tem a função de operacionalizar, de forma isonômica e não discriminatória, os procedimentos relativos às atividades de conectividade nas escolas públicas de áreas urbanas, rurais, quilombolas e indígenas.

A partir de critérios estabelecidos pelo Gape, cabe à Eace viabilizar o desenvolvimento dos projetos de conectividade nas escolas públicas, sendo responsável por levar a infraestrutura interna e externa e equipamentos às escolas, possibilitando a chegada de internet de qualidade e velocidade.

Cenário
De acordo com o painel de conectividade do Gape, disponível no site da Anatel, no Brasil existem 138.355 escolas públicas de educação básica, das quais 8.365 (6%) não possuem internet, sendo, aproximadamente 90% do total nas regiões Norte e Nordeste. Os dados apontam também a existência de 3.031 escolas sem energia elétrica e 96.192, sem laboratório de informática.

Santa Catarina possui 5.196 escolas públicas de educação básica, sendo Joinville, Florianópolis e Blumenau os municípios com maior concentração de unidades. Dessas, apenas 39 (0,8%) não possuem internet, em Campo Belo do Sul, por exemplo, 25% das escolas não têm acesso à internet.

Todas as escolas tem disponibilidade de energia elétrica, mas, na contra mão, 3.246 (62,5%) não possuem laboratório de informática, 100 % das escolas de Balneário Barra do Sul, Catanduvas, Cerro Negro, Leoberto Leal e Treviso não possuem laboratório de informática. Em relação a alunos sem acesso a internet são 1.499 (0,1%) em Santa Catarina e 238 docentes (0,2%) sem acesso à internet.

 

 

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