Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/05/2023 - 16h33min

Inovação de Medellín para Santa Catarina

Imprimir Enviar
Deputada Paulinha em Medellín, na Colômbia

Uma missão brasileira está nesta semana em Medellín, na Colômbia, para conhecer os programas de tecnologia que transformaram a cidade nas últimas três décadas. Medellín era uma das cidades mais violentas do mundo nos anos 90, mas teve políticas públicas bem sucedidas e hoje é reconhecida como um polo de inovação na América Latina.

Representando a Assembleia Legislativa de SC, a deputada Paulinha (Podemos) destaca a importância de aplicar ações que são referências internacionais. "Precisamos conhecer os bons exemplos, neste caso de tecnologia e inovação no setor público, e trazer aquilo que for viável para o nosso Estado". A missão também é acompanhada por representantes da Prefeitura e Câmara Municipal de Florianópolis, além de órgãos públicos e privados.

Entre os projetos que a missão visitou, destacam-se os de mobilidade urbana, por meio de integração de modais nas áreas periféricas da cidade; e projetos com foco em Educação, ao exemplo do "Centro de Innovación del Maestro", Mova, que oferece cursos gratuitos de formação para 17 mil professores das redes pública e privada de Medellín.

Outro projeto que chamou a atenção da comitiva é voltado para a saúde mental da população, chamado de “Escuchadero”. Trata-se de um espaço de atendimento psicológico gratuito em áreas de grande circulação de pessoas. Os casos são avaliados e quando necessário encaminhados para tratamento.

"Muitas são as práticas e referências que estamos encontrando aqui. Projetos de fácil aplicação em Santa Catarina e de extrema importância, ao exemplo do que vimos na área de saúde mental. Uma ação simples que pode evitar tragédias como a da creche de Blumenau, garantindo prevenção e tratamento adequado a quem mais precisa", destaca a deputada Paulinha.

Outras iniciativas inovadoras nas áreas de Segurança Pública e Meio Ambiente também estão sendo conhecidas pelo grupo, que fica na cidade até esta sexta-feira (12).

O bairro mais perigosa do mundo
A comitiva esteve na Comuna 13, na localidade de Medellín. O local já foi conhecido como a cidade mais perigosa do mundo, com mais de 10 homicídios por dia. Essa era a média registrada em 1991, em meio à guerra do narcotráfico, uma população carente e sem acesso a serviços básicos.

“A Comuna 13 seguiu um caminho diferente. Apostou na arte, cultura e música. E o poder público criou políticas públicas com foco em infraestrutura de longo prazo, como seis trechos de escada rolante, integração com teleférico, construção de quadras esportivas e escolas”, explica Paulinha.

Pouco mais de 30 anos depois, a comunidade ainda tem problemas, mas reduziu a taxa de homicídios em mais de 90%. “Estivemos lá conversando com a comunidade sobre como essas medidas transformaram a segurança pública da região. Um exemplo a ser seguido”, afirma a deputada.

Acompanhe Paulinha


Paulinha
Voltar