Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/05/2015 - 11h48min

Grupo de trabalho debaterá anteprojeto de agricultura urbana

Imprimir Enviar
Deputado Padre Pedro Baldissera em reunião do Grupo de Trabalho

Um grupo de trabalho formado por técnicos, representantes de órgãos públicos e entidades debaterá o anteprojeto que cria uma política específica para a agricultura urbana e periurbana em Santa Catarina, no próximo dia 9 de junho. A criação do grupo foi proposta na tarde desta quinta-feira (28), em uma reunião entre o deputado Padre Pedro Baldissera (PT), a representante do Lecera/UFSC, Susi Freddi, e o diretor de Políticas da Agricultura Familiar e da Pesca do Estado, Hilário Gottselig.

O principal objetivo é avaliar as mudanças ao projeto, sugeridas por especialistas, e esclarecer junto às entidades que representam a agricultura familiar e camponesa as diferenças do anteprojeto em relação a políticas dirigidas à agricultura familiar e camponesa. “A agricultura urbana e periurbana tem um contexto voltado para a segurança alimentar, e para uma visão diferente do espaço urbano. Vamos esclarecer dúvidas e esperamos debater o texto no plenário da Assembleia neste ano”, afirmou Padre Pedro.

O grupo será formado por representantes das secretarias de Assistência Social e Agricultura, Assembleia Legislativa, Lecera/UFSC, Epagri, Fetraf e Fetaesc. “Sugerimos mudanças ao texto do projeto adequando a proposta a realidade de Santa Catarina”, explica Susi Freddi, representante do Lecera/UFSC. Ela também destaca que os projetos de agricultura urbana e periurbana muitas vezes têm como protagonistas ex-agricultores atingidos pelo êxodo rural e que hoje vivem nas periferias das cidades. 

Entenda o debate
A reunião desta quinta-feira dá continuidade a uma série de tratativas com o objetivo de garantir a apresentação de um projeto de lei criando uma política de agricultura urbana e periurbana no Estado. O projeto original (472/2011) foi apresentado pelo deputado Padre Pedro e analisado nas comissões da Assembleia Legislativa, que apontaram vício de origem – quando o projeto trata de uma prerrogativa do Executivo.

O parlamentar então procurou o Governo do Estado, que apresentou interesse em propor o projeto, o que resultou no texto de um anteprojeto, elaborado por Padre Pedro com o apoio de técnicos do Lecera/UFSC.  É este projeto que entra na pauta de discussão do Grupo de Trabalho.

A proposta cria o Programa de Apoio à Agricultura Urbana em Santa Catarina, uma política agrícola específica para áreas urbanas, voltada à segurança alimentar e nutricional da população e à ocupação de áreas abandonadas no espaço urbano.

“A ideia é ocupar espaços ociosos e degradados das regiões urbanas com o cultivo de hortaliças, plantas medicinais, entre outros, além de incentivar a produção artesanal de alimentos e bebidas, dentro das cidades”, explica Padre Pedro. Minas Gerais tem uma política de apoio à agricultura urbana desde 2006, com a Lei 15.973, regulamentada em 2008.

O que é a agricultura urbana
A agricultura urbana é definida como um conjunto de atividades de cultivo de alimentos dentro do espaço urbano. Em todo o mundo são mais de 800 milhões de pessoas dedicadas à prática de agricultura urbana, o que corresponde a 15% da produção mundial de alimentos. Na Europa, 30% da agricultura é praticada por agricultores e agricultoras em tempo parcial, já que têm outras profissões ou atividades. Grande parte deles dentro de áreas urbanas. “Em grandes capitais, como Londres, o poder público disponibiliza espaços e, nos bairros, as pessoas se organizam para produzir”, destaca Padre Pedro.

(48)9947-2049
(48)3221-2726
Comunicação
Mandato Popular
Deputado Padre Pedro Baldissera

Voltar