Grupo apresentará avaliação sobre situação da usina Jorge Lacerda
Às 14 horas de segunda-feira, dia 14 de junho, a Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), sob a presidência do deputado Jair Miotto (PSC), realiza uma reunião para debater sobre o andamento das ações do Grupo de Trabalho criado para avaliar as atividades de geração termelétrica a carvão mineral e de mineração em Santa Catarina e o possível fechamento do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo, no Sul catarinense.
De acordo com o presidente da comissão, deputado Miotto, a comissão já realizou outras reuniões para tratar da situação da usina Jorge Lacerda. "Em nossa próxima reunião, o objetivo é ouvir o Grupo de Trabalho que irá apresentar um panorama da atual situação da usina e também sobre as atividades de geração termelétrica no estado", explica Miotto.
Participantes
Por videoconferência, participarão do encontro o presidente da empresa administradora, Engie Brasil, Eduardo Antônio Gori Sattamini, os representantes do Grupo de Trabalho do Ministério de Minas e Energia, Agnes da Costa, Pedro Hugo e Camila Fernandes, a deputada federal Angela Amin, o deputado federal Daniel Freitas, o secretário de Estado da Casa Civil, Eron Giordani, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Luciano José Buligon, o presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), Jorge Luiz Koch, o presidente da Associação dos Municípios da Região de Laguna (AMUREL), Deyvisonn da Silva de Souza, o prefeito de Capivari de Baixo, Vicente Correa Costa, o diretor-presidente da Ferrovia Tereza Cristina, Benony Schmitz Filho, a diretora do Instituto Internacional Arayara, Nicole Figueiredo de Oliveira, e o coordenador do Observatório do Carvão Mineral, Juliano Bueno Araújo.
A Usina
O Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em atuação desde 1960, está sob o risco de encerrar as atividades. Considerado uma das maiores plantas de energia termoelétrica da América Latina, é responsável pela produção de 857 megawatts de energia.
O deputado Miotto destaca que nas reuniões anteriores da Comissão de Economia já foi apurado que a usina é o coração de toda uma cadeia produtiva da região Sul do estado, que envolve 15 municípios e a geração de aproximadamente 26 mil empregos, diretos e indiretos. "O complexo traz benefícios para o sistema elétrico brasileiro, inclusive na redução de custos e na geração de novos negócios a partir do carvão, que pode vir como uma forma de conquistar novos espaços, alavancando a economia de Santa Catarina e do país", conclui o deputado.
Serviço
O que: reunião da Comissão de Economia, da Alesc, para tratar da situação da usina Jorge Lacerda que está sob o risco de encerrar atividades
Quando: 14 de junho de 2021 (segunda-feira)
Horas: 14 horas
Onde: Sala de Reuniões das Comissões da Alesc
Fonte: presidente da Comissão de Economia, deputado Jair Miotto
Informações: (48) 3221.2748