Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/02/2015 - 13h15min

Governo de SC descumpre lei e MEC bloqueia recursos

Deputado Dirceu Dresch afirma que vai acionar MPF para que governo cumpra a lei que estabelece a compra de produtos da agricultura familiar
Imprimir Enviar
Deputado Dirceu Dresch afirma que vai acionar o MPF. FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

O Ministério da Educação bloqueou os recursos repassados ao governo do Estado para compra da alimentação escolar. Conforme o deputado Dirceu Dresch (PT), a medida  foi tomada depois de auditoria do ministério na qual foi constatado que a Secretaria de Estado de Educação não cumpre vários dispositivos legais, entre eles a lei federal que determina o uso de 30% dos recursos para compra de alimentos da agricultura familiar. O deputado já antecipou que vai pedir que o Ministério Público Federal também acompanhe a situação e exija o cumprimento da lei em Santa Catarina.

O  ofício do  MEC comunicando o bloqueio dos recursos foi remetido ao secretário de Educação, Eduardo Deschamps, no dia  4 de fevereiro. Até ontem (25), a Secretaria não havia apresentado nenhuma contestação. No documento, o  órgão afirma que o governo catarinense é reincidente em várias impropriedades e irregularidades, como o uso dos recursos federais para  gastos que não sejam  exclusivamente a aquisição de alimentos. Também consta o não cumprimento da lei federal  que determina que 30% dos recursos sejam usados na  compra de produtos da agricultura familiar. A lei está em vigor desde 2010 e até hoje o governo catarinense não cumpriu a exigência.

"No ano passado, a Secretaria de Educação chegou a lançar edital para compra de produtos de 18 cooperativas de agricultores, mas nada foi adquirido, não passou de mais uma promessa não cumprida. O Ministério Público Federal precisa se posicionar, são recursos federais que não estão sendo aplicados como determina a lei. Em vez de valorizar os  agricultores catarinense, o governo Colombo prefere a terceirização e a compra de produtos de outros estados", afirma Dresch.

O MEC repassou, em 2014, R$ 37,5 milhões por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os recursos estão suspensos até que o governo do estado comprove que as irregularidades apontadas  no processo de auditoria foram sanadas.

Assessoria de Imprensa
Deputado Estadual Dirceu Dresch - PT/SC
(48) 9944 0190

Voltar