Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/06/2016 - 16h33min

Governador do Piauí busca acordo com setor cooperativista catarinense

Imprimir Enviar
Deputada Luciane Carminatti, Romeo Bet e o governador do Piauí, Wellington Dias FOTO: Ester da Veiga

Uma comitiva do governo do Piauí, comandada pelo governador Wellington Dias, visitou na manhã desta quarta-feira, dia 29, a Cooperalfa em Chapecó para conhecer iniciativas do setor cooperativista de Santa Catarina. Os gestores foram recebidos pelo presidente Romeo Bet e pelo presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e diretor de agropecuária da Cooperativa Central Aurora Alimentos, Marcos Antônio Zordan. A deputada Luciane Carminatti (PT), o presidente do Partido dos Trabalhadores de SC, Claudio Vignatti, e o ex-prefeito de Chapecó José Fritsch acompanharam a reunião.

O objetivo da visita é avaliar experiências voltadas ao desenvolvimento econômico rural que possam ser levadas ao estado nordestino - que teve o maior crescimento no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) na última década. “Crescemos mais que a China no período de 2003 para cá - atingimos número cinco vezes maior que o estimado para o estado na meta do milênio. Mas o nosso desafio é crescer de forma planejada, investindo na infraestrutura necessária para o desenvolvimento de cada setor, aliando o acesso à educação e profissionalização”, ressalta o governador.

O setor agrícola do estado está entre as prioridades do governo e é por isso que a equipe piauiense veio conhecer a realidade do oeste de SC, a maior bacia produtora de leite do país. O estado também está entre os maiores produtores e exportadores de carne - boa parte da produção vem das 13 cooperativas filiadas à Aurora, lideradas pelas mais de 70 mil famílias associadas.

“Temos orgulho em poder apresentar a Aurora e as nossas cooperativas, em nome da Coorpealfa, que representam uma das maiores cadeias produtivas do Brasil e movimentam toda a economia local e regional. O sistema cooperativo é um modelo para o país, pois está voltado ao desenvolvimento dos municípios e à qualidade de vida e permanência de quem vive no campo”, avalia a deputada Luciane.

Além da visita e do convite para que uma comitiva catarinense viaje ao nordeste, o governador Wellington Dias sinalizará formalmente o interesse de promover acordos com Santa Catarina. “Nosso compromisso é, de forma oficial, abrir as portas para o sistema cooperativo catarinense no Piauí”, enfatiza.

Ester Koch da Veiga
Assessoria de Comunicação
(48) 9911-0347
WhatsApp (49) 9177-1112

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar