Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/05/2015 - 16h09min

Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa tem agendado cinco audiências públicas esse ano

Imprimir Enviar
Deputada Dirce Heiderscheidt FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

Cinco audiências públicas agendadas para agosto e setembro irão discutir as políticas públicas em defesa da pessoa idosa com deficiência física em Santa Catarina. A informação é da coordenadora do Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa da Assembléia Legislativa, deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB), que faz do social a sua missão de vida.  

“Não é novidade que a  sociedade brasileira está envelhecendo. De acordo com o IBGE, a expectativa de vida é hoje de 73 anos. O número de habitantes nessa faixa etária saltará de 21 milhões para 30 milhões em 2020 e vai ultrapassar os 55 milhões em menos de 30 anos”, avalia.

Por isso, afirma, existe a efetiva necessidade de debates e políticas públicas essenciais para o bem viver da pessoa idosa. “Envelhecer com qualidade e dignidade de vida esse é o desafio”, afirmou.

Entre as ações previstas estão justamente  as cinco audiências públicas que irão acontecer em agosto, dias 13 em Laguna,  20 em Urubici e  27  em Penha. Em setembro, nos dias 17 em  São José e 24 em Brusque.

Além disso, outras ações estão sendo agilizadas pelo Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa como, por exemplo, a criação de material informativo que será distribuído na rede escolar pública e particular de Santa Catarina alertando a respeito da violência contra a pessoa idosa, através do disque 100.

A criação da Comissão em Defesa da Pessoa Idosa é outro desafio. 

“Participação de eventos Internacionais, como Praga e Turquia, representando Santa Catarina na discussão desse tema, apresentando as ações e políticas públicas adotadas para o Idoso catarinense”, afirmou.

Durante os  três últimos anos da criação do Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa aconteceram seis audiências públicas para discutir a situação do idoso em SC, nas cidades de Itajaí, Joinville, Caçador, Xanxerê , Araranguá e Palhoça.

Jornalista Valquíria Guimarães
Assessoria de Comunicação
Deputada Dirce Heiderscheidt

Voltar