Fórum Parlamentar é criado para defesa ambiental da Amurel
O deputado Felipe Estevão (PSL), autor do requerimento, explica que a iniciativa tem como objetivo principal acompanhar a instalação de uma empresa de fosfato na região de Anitápolis, município que faz parte da Amurel, entidade composta por 18 municípios do sul catarinense.
A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quinta-feira (9), a criação do Fórum Parlamentar de Proteção e Defesa Ambiental da região da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel).
O requerimento foi aprovado por unanimidade durante a sessão ordinária da Casa.
“Esse assunto já vem sendo debatido, é polêmico e gera muita apreensão na comunidade, há mais de uma década,” explica o deputado, salientando que a preocupação aumentou muito depois das tragédias ambientais em Minas Gerais.
Para retirar o fosfato, a empresa instalaria uma grande estrutura de mineração, gerando inclusive uma barragem de detritos semelhantes às que existem no estado mineiro.
O deputado Volnei Weber (MDB) também vai atuar e acompanhar esta questão no âmbito do Fórum, que faz parte do contexto de atuação da bancada do sul, formada por oito deputados: Estevão, Weber, Júlio Garcia (PSD-presidente da Casa), Luiz Fernando Vampiro (MDB), Ada de Luca (MDB), José Milton Scheffer (PP), Rodrigo Minotto (PDT) e Jessé Lopes (PSL).
Fabian Lemos
Jornalista profissional – DRT-SC 01187 JP
48 9 9830-9943