Fórum de combate à fosfateira de Anitápolis será lançado nesta quinta
O deputado Felipe Estevão (PSL) é um dos coordenadores do colegiado, que irá combater qualquer iniciativa neste sentido na região Sul
O Fórum Parlamentar de Defesa e Proteção Ambiental Juntos Por Anitápolis será lançado nesta quinta-feira (13),a partir das 19 horas, na Escola Especial João Estanislau Ângelo - Apae de Braço do Norte. A movimentação parlamentar, das autoridades e da sociedade se faz necessária mais uma vez.
As empresas retomaram os planos de exploração da jazida e definiram o "Pra suprir o mercado de fertilizantes da região Sul.”
Perigo ambiental⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Se a fosfateira for instalada, parte da Mata Atlântica será desmatada e outra parte soterrada para construir duas barragens de rejeitos da mineração, num volume aproximado de 34 milhões de m3 de ácido sulfúrico. Essa obra oferece risco ao Rio dos Pinheiros e compromete toda a bacia hidrográfica do Braço do Norte e do Tubarão, afetando o fornecimento de água do Sul do estado, devido a contaminação por fósforo.
Até porque, os projetos indicam que o modelo de barragem proposto aqui é semelhante às de Minas Gerais, que vêm ceifando vidas e causando prejuízos ambientais, econômicos e sociais incalculáveis naquela Estado. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Somos contra por acreditar que existam muito mais malefícios do que benefícios para a população, pelos motivos já expostos. Estamos unindo forças para cortar o mal pela raiz,” assinala Felipe Estevão.