Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/05/2014 - 15h47min

Farmácia da Natureza mobiliza cerca de 400 pessoas no Extremo Oeste

Imprimir Enviar

O projeto Farmácia da Natureza Itinerante, promovido pelo mandato do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), reuniu mais de 400 pessoas em atividades nos municípios de São José do Cedro, Guarujá do Sul, Princesa e no assentamento Conquista da Fronteira, em Dionísio Cerqueira, na última semana. O trabalho foi coordenado por Alesio dos Passos e pela farmacêutica Viviane Corazza.

Os encontros contaram com a parceria de diferentes entidades e movimentos, além de administrações municipais e da Epagri. “Esta participação expressiva mostra que há um interesse da sociedade e dos próprios agentes públicos em resgatar os conhecimentos em torno das plantas e ervas bioativas, e fazer isso com cuidado e com o máximo possível de dados. Não por questões econômicas, mas que envolvem uma visão ampla da saúde e da natureza, vinculadas à vida em comunidade”, avalia Padre Pedro, que garante a continuidade das agendas do projeto por conta do interesse manifestado pela população. 

A dinâmica adotada pela coordenação do projeto permitiu aos participantes identificar as plantas, a melhor forma de cultivo e principalmente, os cuidados na manipulação, seja para questões nutricionais para uma rotina alimentar mais saudável ou destinada à utilização como terapia complementar a tratamentos de saúde. Outra questão importante tratada nas atividades é o cuidado com plantas e ervas cuja utilização não conta com pesquisas e relatos suficientes para determinar segurança na utilização. 

"Precisamos valorizar estas experiências. A natureza nos oferece um potencial que é subutilizado. Basta que nos apropriemos desse conhecimento e tenhamos a sensibilidade de perceber a sintonia entre as diferentes plantas e as questões que buscamos intervir”, explica Alesio dos Passos, que destacou como um dos principais resultados do projeto a construção de diversos hortos públicos de plantas e ervas, que estarão à disposição das comunidades. “Apenas auxiliamos a organização destas comunidades e esperamos que cultivem e aproveitem os benefícios do cultivo destas espécies”, complementou.

Projeto

A proposta do projeto Farmácia da Natureza é informar a população sobre a identificação, o cultivo e o uso de plantas e ervas bioativas, além de incentivar o cultivo como forma de incremento na renda em situações onde é possível organizar experiências coletivas. Muitas das comunidades que recebem o Farmácia da Natureza implantam hortos públicos de plantas e ervas com o auxílio do projeto. Isso garante acesso à população e também um espaço de cultivo de diversas espécies, que podem ser trabalhadas em atividades com associações de moradores, escolas, grupo de idosos, e dentro dos programas municipais de saúde.

Outro propósito é auxiliar os municípios e o próprio Estado a construírem um projeto que, gradativamente e baseado em evidências científicas, utilize-se das plantas nos serviços públicos de saúde. Já existem diversos exemplos positivos e o próprio Ministério da Saúde já reconhece as propriedades de mais de 60 espécies de plantas e ervas.

Cássio Turra
Assessoria de Imprensa
Mandato Popular
Deputado Padre Pedro Baldissera (PT)
(48) 3221-2726
(48) 9947-2049
www.padrepedro.com.br

Voltar