Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/10/2015 - 13h22min

Famílias ocupam obra da UHE São Roque, em Vargem

Imprimir Enviar
Deputado Padre Pedro Baldissera FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

Cerca de 200 pessoas, atingidas pela UHE São Roque, na região Serrana, ocuparam nesta manhã o canteiro de obras da barragem. As famílias já apresentaram uma pauta à Engevix, empresa responsável pela construção, à Fatma, ao governo do Estado e ao governo federal. Nesta semana, o Ministério Público Federal solicitou à Fatma a interrupção imediata das obras, acusando a empresa de não avaliar o impacto ambiental adequadamente. No documento o MPF também aponta ausência de medidas para auxiliar na redução do impacto social da barragem.

“A situação dessas famílias torna-se mais grave a medida que avança a obra. O processo de indenização é lento, quase inexistente, os valores estão abaixo dos praticados na região e não garantem sequer condições dignas para as famílias viverem”, afirmou o deputado Padre Pedro Baldissera (PT), que acompanha a situação das famílias desde o princípio da construção da barragem.

O quadro de revolta por parte das famílias se agravou depois da concessão de liminares judiciais favoráveis à empresa, para desapropriação das terras das famílias atingidas mesmo sem uma definição de indenização. “Mais de 70% dos não proprietários arrendatários, filhos de proprietários, posseiros tiveram seus direitos a indenização negados, mesmo cadastrados. A empresa ainda não fez a aquisição da área de terra indicada pelos atingidos para fazer o Reassentamento Rural Coletivo, o que é a forma mais eficiente de resolver os conflitos com os atingidos pela barragem”, disse Padre Pedro.

 

Contatos no local
Cleiton S. Almeida Goss, fone: (49) 8827- 4469
Evanclei Farias – 49 84379638           

 

 

(48)9947-2049
(48)3221-2726
Comunicação
Mandato Popular
Deputado Padre Pedro Baldissera

Voltar