Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/08/2020 - 17h55min

Falta de comida na mesa mostra face dramática da pandemia, diz Padre Pedro

Imprimir Enviar
Deputado Padre Pedro Baldissera
FOTO: Solon Soares/Agência AL

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) afirmou que uma das faces mais dramáticas da pandemia é a falta de comida na mesa de milhares de lares e a inoperância dos governos. “A cada dia que passa percebemos, acentuadamente, essa grande dificuldade que as famílias estão passando”. Quem aponta é a pesquisa Ibope/Unicef, realizado com adultos que vivem com adolescentes e crianças entre 4 e 17 anos. “De acordo com o levantamento, 21% dos entrevistados vivenciaram momentos em que os alimentos acabaram e não havia dinheiro para comprar mais”, disse.

Entre os que vivem com crianças e adolescentes em casa, esse percentual foi de 27%. Segundo o parlamentar, sem ter a quem recorrer, como programas de distribuição de alimentos, 6% disseram que a única saída foi deixar de comer, o que representa cerca de nove milhões de brasileiros deixando de realizar alguma refeição por falta de dinheiro. Nos lares com crianças e adolescentes, esse percentual sobe para 8%.

“Ao invés de dar suporte a essas populações, vemos programas que retiram direitos. Os órgãos de segurança alimentar estão afirmando que sem ações específicas, 86% dos moradores das periferias vão enfrentar fome por causa do coronavírus em algum momento”, acrescentou.

O deputado disse que 49% dos brasileiros sofreram alguma mudança nos hábitos alimentares neste período, “reflexo da crise econômica que atinge como sempre as famílias mais pobres e a classe média”. Mais da metade (55%) disse que o rendimento caiu desde o início da pandemia. “Uma lástima que traz a cada um e cada uma de nós, seres humanos, de maneira especial, dentro da classe política, vendo esta triste e dura realidade enfrentada por milhares de pessoas”, comentou.

Para Padre Pedro, o momento é de profunda preocupação e exige atitude dos governantes. “Não é possível continuar fazendo de conta.” Ele protestou que, ao mesmo tempo em que as pessoas não têm o que comer, o governo Federal vetou o projeto aprovado no Senado e na Câmara Federal que iria auxiliar financeiramente os que produzem alimentos, o agricultor familiar, que não foi contemplado com o programa de renda emergencial.

 

Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Acompanhe Padre Pedro Baldissera


Padre Pedro Baldissera
Voltar