Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/06/2023 - 16h58min

Fabiano destaca conjunto de boas notícias sobre economia resultante de acertos do Governo Lula

Imprimir Enviar
Deputado Fabiano da Luz
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

O deputado Fabiano da Luz (PT) elencou uma série de indicadores positivos da economia relacionadas a decisões acertadas pela equipe do governo Lula. “Dia a dia, semana após semana, o povo brasileiro vai colhendo os resultados por ter escolhido um governo que trabalha pelo desenvolvimento do país com justiça social.”

Segundo ele, o temor de que a inflação pudesse voltar a assustar o povo brasileiro no segundo semestre foi definitivamente afastado. “O povo já sente um alívio no bolso quando vai ao supermercado. A carne baixou, a inflação baixou, o arroz, o óleo, a gasolina, o gás de cozinha. O dólar tá caindo.”

O deputado apontou que o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPCS -  FGV/Ibre) acumula alta de 2,15% nos últimos 12 meses e o mercado financeiro reduziu pela quinta vez seguida a projeção de inflação para 2023, desta vez de 5,42% para 5,12% este ano.

Os preços dos alimentos para consumo dentro de casa devem fechar 2023 com a menor inflação acumulada no Brasil em seis anos – ou seja, desde 2017. É o que sinalizam projeções de economistas. “Só para fazer uma comparação, em 2022 os preços da alimentação no domicílio acumularam alta de 13,23%. Para este ano, a expectativa é de 3%,” relacionou o deputado Fabiano.

Com esta leva de boas notícias, o Boletim Focus, do Banco Central (BC), revisou para cima a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) pela terceira semana seguida. A projeção subiu de 1,84% para 2,14%, alinhando a visão do mercado à da equipe econômica do governo.

Aprovação do governo
Tudo isso, segundo o deputado, se refletiu na aprovação do governo Lula que melhorou este mês de junho. Passou de 51% para 56%, de acordo com a pesquisa Genial/Quaest divulgada esta semana. A principal razão foi a melhora na percepção positiva sobre a economia.

Esta mesma pesquisa mostra que o índice de aprovação de Lula cresceu oito pontos percentuais nos últimos dois meses entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Em abril, 14% dos brasileiros que votaram pela reeleição do ex-presidente tinham avaliação positiva do governo Lula. Em junho, o índice chegou a 22% dos brasileiros que votaram no mito, o homem das motociatas e que agora admitem que o governo Lula é melhor”, ressaltou Fabiano.

 

 

 

Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Acompanhe Fabiano da Luz


Fabiano da Luz
Voltar