Fabiano da Luz conhece iniciativas de direitos humanos na Univille
Durante o projeto Alesc Itinerante em Joinville, no início do mês, o deputado Fabiano da Luz (PT) conheceu iniciativas da universidade comunitária da região, a Univille, para promoção e defesa dos Direitos Humanos.
Integrante da Comissão de Direitos Humanos da Alesc, o parlamentar conversou com universitários do curso de Direito durante uma das aulas de Clínica de Direitos Humanos da instituição. A disciplina foi integrada ao currículo após os cinco primeiros anos de atividades como projeto universitário.
“No parlamento, frequentemente nos vemos diante de grandes desafios nesta área, relacionados à população em situação de rua e carcerária, por exemplo, ou ainda à necessidade de políticas públicas de promoção de saúde mental, que muitas vezes aparece interligada com a negligência de direitos humanos. Por isso, contar com profissionais e cidadãos formados nessa área é fundamental”, destacou o deputado.
"Criamos o comitê ainda em 2018, após a Univille ser a primeira instituição de ensino superior de SC a aderir ao Pacto Universitário para a Diversidade e Direitos Humanos, do Governo Federal. Desde então o foco tem sido promover atividades de ensino, pesquisa e extensão que fortaleçam a cidadania e os direitos humanos dentro da universidade e na sociedade”, explicou o Reitor Alexandre Cidral.
Já o Comitê de Educação em Direitos Humanos é composto por docentes, universitários e funcionários voluntários, realizando projetos e ações de direitos humanos que impactam grupos e pessoas dentro e fora da universidade, como quilombolas, indígenas, imigrantes e migrantes, LGBTQI+, entre outros. “O espaço tem em seu escopo a educação em direitos humanos, a cultura da paz, a diversidade e o respeito à diferença”, destacou a Profª Sirlei de Souza.
Integrado ao comitê também está a Cátedra Unesco na Univille, a única do País. Aprovada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em 2020, a cátedra busca fortalecer uma rede de pesquisa de educação em direitos humanos na América Latina.
O encontro ocorreu no Espaço Cidadania, Direitos Humanos e Justiça Social, estrutura física dentro da universidade onde funcionam as três iniciativas.