Fabiano cobra da diretoria da Celesc solução urgente para caos gerado com mudança de sistema
O deputado Fabiano da Luz (PT) cobrou da diretoria da Celesc a solução para os graves problemas gerados pela mudança no sistema de atendimento aos consumidores. “Neste último mês, temos visto as lojas lotadas, com filas que saem pelas portas e uma série de reclamações da população.”
Segundo o deputado, a Celesc é reconhecida como um patrimônio dos catarinenses, uma empresa que atende a sociedade com qualidade, mas que tem sofrido por conta dos erros da sua diretoria. “Neste processo os empregados acabam sendo expostos, ofendidos pela população, mesmo sem ter culpa do que está acontecendo.”
Fabiano salientou que há tempo os sindicatos têm denunciado que o planejamento da atual diretoria não prioriza o povo, mas sim o lucro. “A diretoria se negou a contratar trabalhadores próprios para as lojas de atendimento, prejudicando não só as pessoas, mas principalmente os empregados que em número são insuficientes para dar conta de todo o serviço.”
O deputado disse que mesmo querendo atender a sociedade, os trabalhadores não conseguem porque o novo sistema não funciona e a empresa não consegue resolver. “Eles estão sobrecarregados e infelizmente sendo hostilizados nas lojas, sofrendo com problemas de saúde, com riscos à sua segurança. Não são poucos os casos de desabafo pela situação caótica que se encontram as lojas.”
Para Fabiano, eles são os responsáveis pelo histórico de bons serviços prestados e determinantes para a sua manutenção da empresa pública que já recebeu inúmeros prêmios de qualidade no país e também no exterior.
O parlamentar fez um apelo à população para que tenha mais empatia e tranquilidade para com os trabalhadores da Celesc. “Eles não têm culpa pelos problemas causados. Tenho a absoluta certeza de que todos estão angustiados porque querem atender bem a população.”
Não à privatização
O deputado Fabiano lamentou que mesmo diante deste caos gerado pela inércia em se resolver os problemas do sistema, o presidente da Celesc deu uma entrevista ao jornal Valor Econômico onde diz que a privatização deve estar sempre no horizonte, caso a empresa não preste um serviço de qualidade.
“A sua gestão tem prejudicado o atendimento ao povo, porque a Celesc sempre prestou serviço de qualidade, melhor do que as empresas privadas. Se a qualidade do serviço cair não é culpa dos trabalhadores.”
Segundo ele, este é um filme já batido, conhecido daqueles que tentam dizer que quanto pior melhor para justificar que em função do péssimo atendimento é melhor privatizar a companhia.
“Como dizer que a privatização é boa? Como o que está acontecendo em São Paulo, Goiás e no Rio Grande do Sul, com reclamações em cima de reclamações sobre o péssimo atendimento prestado pelas empresas que foram privatizadas?”
O deputado destacou que a Celesc tem ajudado como empresa pública a consertar os danos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul “com celesquianos de todo o estado trabalhando em conjunto com as empresas gaúchas para por o sistema em pé, levando luz de volta para todos os gaúchos.”
Para o parlamentar, é preciso que a Assembleia Legislativa (Alesc) cobre do governo do Estado respeito ao povo e aos seus trabalhadores.
“É preciso que esta Casa cobre sua responsabilidade das consequências do trabalho da diretoria atual e dos riscos da promoção do sucateamento premeditado ou por falta de capacidade para justificar um futuro pedido de privatização. Nós temos, sim, é que defender a Celesc como uma empresa de todos os catarinenses porque ela trabalha com o que é essencial, que é a energia pela qual todos nós precisamos.”
Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824 bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento