Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/08/2014 - 16h07min

Dresch trata com ministro sobre licitação da Ferrovia e bloqueio na BR-153

Imprimir Enviar
Deputado estadual Dirceu Dresch (PT) é coordenador da Frente Parlamentar Catarinense das Ferrovias.

O nome do consócio vencedor da licitação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Ferrovia da Integração (Dionísio Cerqueira-Litoral) será conhecido em 40 dias. Foi o que afirmou o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, ao deputado estadual  Dirceu Dresch (PT), coordenador da Frente Parlamentar Catarinense das Ferrovias,  e ao deputado federal  Pedro Uczai (PT), coordenador da Frente Nacional das Ferrovias.  A confirmação foi dada nesta quarta-feira, 6, durante reunião em Brasília. Na ocasião também foi discutida a federalização da SC-163 e a reforma da ponte sobre o rio Uruguai, na BR -153, entre Palmitos (SC) e Iraí (RS).

Ao todo, dez consórcios habilitaram-se para a concorrência 4/13, que trata do projeto da Ferrovia da Integração. Além do EVTEA, o contrato também engloba o levantamento aerofotométrico e o projeto de engenharia para construção da ferrovia. O edital de concorrência fixou o valor de referência do contrato em R$ 68,7 milhões. O processo está na fase final de análise técnica pela Valec, que deve anunciar o vencedor da licitação no prazo de 40 dias. Quem vencer terá 22 meses para concluir o trabalho contratado.

Federalização da SC-163

Na reunião, o deputado Dirceu Dresch pediu agilidade no processo de federalização da SC-163, que está em péssimas condições, pois foi abandonada pelo governo catarinense. No ano passado foi aprovado pela Assembleia Legislativa projeto que autoriza o repasse da rodovia estadual, que liga os municípios de São Miguel do Oeste e Itapiranga, para a União. Falta agora um decreto da União anexando o trecho à malha rodoviária federal. Dresch também defendeu a construção de uma ponte sobre o rio Uruguai, ligando Itapiranga ao município de Barra da Guarita, no rio Rio Grande do Sul. Passos comprometeu-se em agilizar o processo de federalização.

Ponte bloqueada na BR-153

Outro assunto tratado na reunião foi a urgência na recuperação da ponte sobre o Uruguai, na BR-153, entre Palmitos (SC) e Iraí (RS), que está interditada para caminhões. Dresch defendeu que uma balsa seja colocada no local para que os caminhões não precisem fazer um desvio de 200 km  até Itapiranga para atravessar o rio por balsa. O deputado relatou a situação caótica que a interrupção da ponte causou, com caminhoneiros esperando mais de 7 horas para pegar a balsa em Itapiranga, além da deterioração das estradas nos municípios devido ao aumento drástico do tráfego de caminhões. O ministro afirmou que uma equipe do ministério virá ao estado para operar uma solução emergencial.

Assessoria de Imprensa

Deputado Estadual Dirceu Dresch - PT/SC

(48) 9944 0190

 

Voltar