Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/07/2016 - 18h16min

Dresch repudia lei que permite lançamento aéreo de veneno contra mosquito

Imprimir Enviar
Deputado Dirceu Dresch

Os deputados aprovaram moção de repúdio ao ato do presidente interino Michel Temer (PMDB), que sancionou a Lei 13.301/2016, liberando a pulverização de agrotóxicos em áreas urbanas  para combater o mosquito  transmissor da dengue, Aedes aegypti. "É uma medida ineficiente e oferece um enorme risco à saúde da população e à contaminação do meio ambiente", afirmou o deputado Dirceu Dresch (PT), autor da moção.

Dresch criticou o deputado federal Valdir Colatto (PMDB). Ele foi o autor da emenda que permite o uso de aviões para pulverizar veneno nas ações de combate ao mosquito da dengue. A proposta original, enviada ao Congresso Nacional pela  presidenta Dilma Rousseff  não previa isso. Ela tratava de medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de zika, dengue e febre chikungunya, como a autorização para a entrada forçada em imóveis suspeitos de servirem como criatórios da larva do mosquito.  Durante a tramitação na Câmara dos Deputados, a permissão para o uso de aeronaves na dispersão de inseticidas contra o mosquito foi inserida por emenda de Colatto.

"Foi uma emenda alienígena, uma pegadinha, que favorece unicamente os interesses econômicos das empresas de agrotóxicos. Jogar veneno sobre as cidades é um absurdo, uma prática condenada em vários  estudos técnicos e rejeitada por órgãos competentes devido a sua ineficiência e o ao potencial de contaminação de pessoas e do meio ambiente pela dispersão aérea de produtos químicos. Estão colocando um benefício econômico de um grupo em detrimento da saúde da população", disse Dresch.

 

Assessoria de Imprensa

Deputado Dirceu Dresch - PT/SC

(48) 9944 0190

Voltar