Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/06/2016 - 16h10min

Dresch apoia famílias que reivindicam área de pínus em Chapecó

Imprimir Enviar
Deputado Dirceu Dresch em ato em prol da reforma agrária em Guatambu

"Livre da visão estereotipada, a questão central aqui está no direito de produzir alimentos, na função social da terra, na soberania alimentar da nação", afirma o deputado Dirceu Dresch (PT), que esteve na última segunda-feira (27) no município de Guatambu para participar de ato em prol da reforma agrária. A manifestação foi organizada por famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), que reivindicam uma área de 800 hectares de pínus, localizada dentro da Floresta Nacional de Chapecó, composta por 1,6 mil hectares.

Cerca de 500 pessoas que estavam acampadas dentro da floresta desocuparam a área na terça-feira (28), obedecendo à determinação judicial. Elas agora estão acampadas em uma área cedida por um agricultor, no interior do município de Guatambu, onde seguem dialogando com os órgãos competentes pela transformação da área em assentamento da reforma agrária.

"Essa é uma área inerte economicamente, que pode ser revertida para gerar renda, inclusão social, receita para as prefeituras e desenvolvimento econômico na região. Defendemos a causa, assim como defendemos a biodiversidade. Hoje a floresta nativa é prejudicada pela existência do pínus", explica Dresch.

Na área poderiam ser assentadas cerca de 200 famílias, que teriam como objetivo a produção de alimentos agroecológicos. O deputado acredita que a produção diversificada, dentro de um manejo agroecológico, teria grande viabilidade. Os produtos com valor agregado, que podem ser produzidos em harmonia com a floresta, beneficiariam a população da região com aumento da oferta de produtos sem agrotóxicos, mais saudáveis.

 

Assessoria de Imprensa

Deputado Dirceu Dresch - PT/SC

(48) 9944 0190

Voltar