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08/04/2010 - 18h06min

Dos Gabinetes - Aguiar responsabiliza concessionária pelo abandono do ramal ferroviário do Planalto

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Deputado Antônio Aguiar (PMDB)
A progressiva desativação do ramal entre Mafra e Piratuba, desde a privatização da Rede Ferroviária Federal em 1997, justificou pronunciamento do deputado Antônio Aguiar (PMDB), durante a sessão desta quinta-feira (8). Filho de ferroviário e representante do Planalto Norte, o líder do PMDB sugere a revisão da política do governo federal para os transportes, e lembra que, desde 2003, o governo estadual sinalizou a necessidade ações para recuperar a malha catarinense. Aguiar lembrou que dos 29 mil quilômetros de ferrovias privatizadas, quase 18 mil não estão sendo utilizadas – como ocorre com o ramal de 613 quilômetros que, apesar disso, é considerado ativo pela concessionária América Latina Logística (ALL). Ano passado, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) detectou que 62% dos trilhos estão semi-abandonados e impedem pequenos e médios usuários de utilizarem as ferrovias. “Para a ALL, o trecho entre Mafra e Piratuba consta como ‘em operação’, mas não é nada disso que se vê na prática”, destacou o parlamentar. “A concessionária deixou de manter pessoal técnico e administrativo habilitado e em condições de atender as necessidades da ferrovia, e os postos de trabalho existentes são terceirizados e insuficientes para manter serviços mínimos como a capina no entorno da linha férrea, limpeza de drenos, inspeção de dormentes, parafusos e talas de junções”, reforçou Aguiar. O deputado repercutiu a ação civil pública que tramita contra a empresa na Justiça Federal em Caçador, cobrando a manutenção integral do ramal, indenização de materiais deteriorados e o ressarcimento pelo dano moral coletivo, por lesão ao patrimônio cultural, afora a retomada dos trens. Aguiar também lembrou que, mesmo se for confirmada a previsão de investimentos de R$ 71 bilhões em ferrovias até 2014, o que representa 270% a mais do que foi investido entre 2004 e 2008, incluindo recursos públicos e privados, o máximo que o País conseguirá é voltar ao patamar de aproveitamento das ferrovias que tínhamos em 1950. “Precisamos ter uma mudança de postura na questão das ferrovias. Aqui, em Santa Catarina, o governo federal precisa recuperar o ramal de Mafra a Piratuba, redinamizar o transporte ferroviário no Planalto Norte”, encerrou o deputado. www.bancadadopmdb.com.br Evory Pedro Schmitt – JP 00269/SC (48) 3221.2883 / 9922.0359
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