Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/04/2014 - 16h30min

Dia para lembrar importância de conservar solo

Imprimir Enviar

O 15 de abril é marcado como Dia Nacional de Conservação do Solo, uma das medidas mais importantes também para a conservação da vida no planeta. A data foi lembrada no plenário da Assembleia Legislativa pelo presidente do Fórum para Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais, deputado Padre Pedro Baldissera (PT). O objetivo é aprofundar os debates sobre a importância do solo como um dos fatores básicos da produção agropecuária e a necessidade de seu uso e manejo sustentáveis.

“A produção de alimentos, a filtragem e o reservatório da água são essenciais e dependem da saúde do solo. Tanto quanto a água, o solo sofre com um modelo de desenvolvimento que desconsidera o impacto do modelo de desenvolvimento predatório que adotamos”, disse Padre Pedro.

A erosão do solo está entre os principais problemas ambientais da atualidade. Além da perda material do solo e de sua capacidade produtiva, ela causa assoreamento de rios e contaminação da água. Estudos apontam um prejuízo de 44 bilhões de dólares por ano com a erosão nos Estados Unidos, e 38 bilhões de euros na União Europeia.

Veja matéria tratando de exemplo de área recuperada, exibida durante a Rio + 20

Cássio Turra
Assessoria de Imprensa
Mandato Popular
Deputado Padre Pedro Baldissera (PT)
(48) 3221-2726
(48) 9947-2049
www.padrepedro.com.br

Voltar