Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/08/2015 - 17h17min

Dia Estadual da Mulher Empresária será comemorado com evento em Florianópolis

Imprimir Enviar
Deputada Ana Paula Lima FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

Empreende Mulher Catarinense reunirá empresárias, empreendedoras e profissionais liberais de todo o Estado

Nesta segunda-feira, 17/8, acontecerá em Florianópolis o evento Empreende Mulher Catarinense em comemoração ao Dia Estadual da Mulher Empresária. Promovido pelo Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme) e com o apoio da Assembleia Assembleia Legislativa, através do mandato da deputada Ana Paula Lima (PT). O evento reunirá cases, palestras e muita informação no universo feminino empreendedor. Além disso, o evento marca a data que foi pleiteada em 2005 pelo Núcleo da Mulher Empresária de Joinville e nasceu com o projeto de lei da deputada Simone Schramm.

Durante um dia todo, as participantes irão receber uma chuva de informação. Duas profissionais com a motivação sempre nas alturas vão encorpar o time de estrelas do evento que acontece na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). Além da convidada de honra, a doutora em antropologia Mirian Goldenberg – colunista do jornal “Folha de São Paulo” -, o encontro vai contar com uma palestra da coach Richelli Sachetti e com o painel “O Poder do Associativismo no Desenvolvimento Empresarial Feminino” com as empresárias Luciana Heidt , Lorena Sotopietra Nolasco e Ana Peruchi Milanez.

Para a deputada Ana Paula, "a forte atuação das mulheres no empreendedorismo em nosso estado é mais um movimento para garantir a emancipação, autonomia financeira e contribuir com os avanços da nossa sociedade. É gratificante para o nosso mandato podermos ser parceiros nessa bela iniciativa de troca de experiências e formação na área do empreendedorismo. A visibilidade da atuação feminina nesse segmento fortalece a política que defendemos que é o de empoderamento das mulheres”.

O evento é gratuito e aberto ao público, porém tem vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo site do Ceme (www.ceme.org.br) ou Escola do Legislativo (http://www.alesc.sc.gov.br/escola_legislativo/school/school_main_info.php?CodEvento=860)

Além da parceria com a Alesc, o evento tem o apoio do Sebrae Nacional, da Confederação das Associação Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC), do Conselho Regional de Administração (CRA/SC), dos Correios, Comissão da Mulher Advogada da OAB-SC e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de São José.

Já a presidente do Ceme, Maria Aparecida Passos, comentou: "Comemorar o Dia Estadual da Mulher Empresária com um evento de grande porte, gratuito e aberto ao público, ressalta a importância do movimento feminino associativista em Santa Catarina. O Dia Estadual da Mulher Empresária é um marco na história do CEME e com o auxílio da Alesc abrimos um espaço para consolidar essa data e valorizar essas mulheres que tanto fazem pela sociedade e pela economia catarinense”.

Empreendedorismo feminino
Segundo dados da pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), dos 23 milhões de empreendedores em estágio inicial no Brasil, 49% são homens e 51% são mulheres.

A pesquisa Tendências e Cenários sobre Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) também aponta evolução da participação da mulher em atividades empreendedoras. Em 2000, 42% da população economicamente ativa era formada por mulheres. Atualmente, são 45% e a expectativa é de que cheguem a 49% em 2020.

O número de empreendedoras cresceu 21,4% no período de dez anos. A participação dos homens à frente dos micro e pequenos negócios, por sua vez, subiu 9,8% no mesmo período, de acordo com estudo do Dieese e Sebrae.

A pesquisa mostra ainda que as empresas comandadas por mulheres estão se mantendo mais no mercado. Na última década, subiu de 48% para 54% a taxa de empreendedoras com negócios em atividade há mais de cinco anos.

Ceme
O Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme) é o braço feminino da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).  Formado pelos Núcleos das Mulheres Empresárias de todo o estado, o Ceme reúne hoje 51 núcleos que movimentam cerca de 900 mulheres empreendedoras.

O maior organismo representativo da classe empresarial feminina atua de forma intensa em todas as regiões do estado, fomenta o desenvolvimento pessoal e profissional, assim como a geração de negócios entre os diversos setores representados pelas participantes de núcleos de mulheres.


Programação

8h –   Credenciamento e Coffee de Boas-vindas

9h -    Abertura Oficial – Ceme/Alesc – Presidentes Alesc, Facisc e Ceme

9h30 -   Homenagens

10h – Palestra com Richeli Sachetti “Mulheres que Sustentam o Sucesso”

11h – Painel: O Poder do Associativismo no Desenvolvimento Empresarial Feminino com as empresárias Luciana Heidt da Floricultura Ki Amor, Lorena Sotopietra do Centro de Ensino Guroo e Ana Peruchi Milanez  da Milane Indústria e Comércio de Confecções

13h - Almoço de Network

14h30 - Palestra Master com Mirian Golbenberg “Projetos de Vida e Trajetórias Femininas no Brasil Contemporâneo”

16h - Encerramento das Atividades e Coffee

Serviço:

Evento: Empreender Mulher Catarinense – Toda mulher empreendedora tem uma grande história para contar

Data: 17/8

Local: Alesc – Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

 

Assessoria de Imprensa Mandato Deputada Ana Paula

(Com informações da Assessoria de Imprensa Assessoria de imprensa - Facisc/CEME)

Voltar