Dia de Conscientização do Autismo: Paulinha propõe lei para o diagnóstico precoce
A deputada estadual Paulinha protocolou nesta semana um projeto de lei para a criação das políticas de diagnóstico precoce de pessoas com Transtorno do Espectro Autista em Santa Catarina. A proposta foi apresentada na semana do Dia de Conscientização do Autismo, celebrado mundialmente neste domingo (2).
O projeto de lei prevê que que o sistema de saúde faça a consulta médica em até 90 dias após o encaminhamento realizado pelo paciente, seu responsável legal ou pela unidade escolar. "Quanto antes conseguirmos o diagnóstico da pessoa com autismo, mais rápido ela poderá fazer o tratamento e ter mais qualidade de vida", reforça Paulinha.
A deputada também propõe que esse atendimento seja realizado por uma equipe multiprofissional, com a disponibilização de médicos, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros. Além disso, o projeto prevê a disponibilização gratuita de toda medicação necessária para o tratamento do Transtorno de Espectro Autista.
*Repasse para AMAs e carteirinha virtual*
Outro projeto de lei de Paulinha sobre o tema assegura um repasse contínuo do Estado para as Associações de Amigos dos Autistas (AMAs) e associações afins. O objetivo é garantir a manutenção e ampliação das atividades e projetos que atendem milhares de catarinenses.
Paulinha também é autora da lei sancionada em janeiro que possibilita a emissão virtual da Carteirinha de Identificação do Autista em Santa Catarina. Em reunião na passada, a Fundação Catarinense de Educação Especial reforçou que está contratando os serviços para que a carteirinha seja emitida pelo portal do Estado, com expectativa de conclusão até o fim do semestre.