Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/06/2014 - 14h28min

Deputada Ana Paula Lima monitora andamento das obras de duplicação da BR 470

Reunião com grupo de trabalho na sede do DNIT discutiu todas as etapas da obra
Imprimir Enviar
Deputados Décio Lima e Ana Paula com o superintendente do DNIT, Vissilar Pretto. FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

A deputada Ana Paula Lima (PT), acompanhada do deputado federal Décio Lima (PT/SC), participou, na manhã desta quinta-feira, de uma nova reunião na sede do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para acompanhar junto a todos as entidades e empresas envolvidas na duplicação, o andamento de cada etapa nos quatro lotes. Esse grupo de trabalho foi instituído com o objetivo de dar agilidade às obras de duplicação da BR-470 – a primeira reunião aconteceu no dia 25 de abril. Além dos parlamentares, também estavam presentes o superintendente do DNIT, Vissilar Pretto, representantes da SC Gás e empresas responsáveis pela duplicação – Sul Catarinense (lotes 3 e 4), Consórcio Azza Sogel (lote 1) e Consórcio Ivaí/Setep (lote 2).

Como resultado da checklist apresentado na reunião, destacam-se algumas questões que já estão encaminhadas. Uma delas é a solução de impasses ambientais, nas áreas que serão impactadas pela obra de duplicação. Além disso, foi confirmada a assinatura da Ordem de Serviço para as obras no lote 2 (de Ilhota a Gaspar – Km  18,6 ao Km 44,9), que está marcada para a próxima semana. Quanto às desapropriações de áreas necessárias para o avanço da obra, a empresa contratada já está trabalhando nos lotes 3 (Blumenau- do Km 44,9 ao Km 57,8), que envolvem negociações com 18 famílias e o lote 4 ( Blumenau a Indaial – do km 57,8 ao Km 73,2) 66 famílias. 

Na avaliação do deputado federal Décio Lima, a reunião foi positiva na medida em que estamos mantendo reuniões mensais, colocando todas as dificuldades na mesa com todos os envolvidos e avançando na execução da obra. “É nossa função como parlamentar cobrar a agilidade nas obras de duplicação, porque representamos o povo e os catarinenses querem ver essa duplicação concluída dentro do prazo de quatro anos. Esta obra está sendo aguardada há 30 anos pela nossa população. O Governo Federal investiu recursos para essa duplicação. Estamos acompanhando o trabalho no estado e também nas articulações em Brasília para que todas as questões que envolvem a realização dessa obra, que é complexa, possam ser equacionadas", disse o deputado Décio Lima. Ele avaliou que o grupo, reunido hoje, “tem sinergia e está empenhado e trabalhando", avaliou.

A deputada estadual Ana Paula, que preside Fórum Parlamentar para Acompanhamento da Duplicação da BR 470, na Assembleia Legislativa, também considerou positivo o relato apresentado na reunião, cujo propósito foi um checklist de cada etapa da obra. “Há um esforço coletivo para dar respostas à sociedade e para que a tão sonhada duplicação seja concretizada. Continuaremos a fazer o nosso papel, que é fiscalizar o andamento do que está sendo realizado e exigir celeridade”, declarou a deputada. Na próxima reunião, que deverá acontecer no prazo de 30 dias, será apresentado o projeto completo de todas as etapas das obras.

Assessoria de Comunicação

Voltar