Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/08/2014 - 14h51min

Deputado Volnei representa Santa Catarina no IV Fórum de Monitoramento das DCNT no Brasil

Imprimir Enviar

O deputado estadual Volnei Morastoni (PT) participou, em Brasília, nesta terça e quarta-feira (6), do IV Fórum de Monitoramento do Plano de Enfretamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis - DCNT no Brasil 2014 (Câncer - Diabetes - Doenças Cardiovasculares e Respiratórias Crônicas). Nesta edição do Fórum, Morastoni, que é médico, foi o único parlamentar catarinense e do Brasil no encontro.

Como presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, seu envolvimento com as DCNTs e com o grupo do Ministério da Saúde é resultado de sua participação como o único parlamentar catarinense na Reunião de Alto Nível na ONU em 2011 que discutiu o Plano em três eixos: I - Vigilância, Informação, Avaliação e Monitoramento; II - Promoção da Saúde; e III - Cuidado Integral de DCNT.
“Desde então, já foi possível observar que os três eixos de ação desse Plano influenciaram em quedas significativas no índice dessas doenças. Mas, também é consenso de que o Plano é com metas de longo prazo e o desafio ainda é grande, o que requer a participação de todos”.

O IV Fórum de Monitoramento do Plano das DCNT tem o objetivo de discutir e monitorar intervenções integradas de saúde pública para Vigilância das DCNT, assim como suas repercussões na tendência de morbimortalidade no Brasil.
“Quero deixar meu registro aos colegas parlamentares do Brasil: Precisamos participar e auxiliar na efetiva continuidade dessas ações, pois somente com a educação, promoção e prevenção em saúde, trabalhadas por todos os poderes públicos e a sociedade, é que vamos conseguir mais saúde, menos doenças e os problemas decorrentes da sobrecarga de doenças no SUS”, ressaltou.

O que é?
O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil - 2011-2022 foi elaborado para definir e priorizar as ações e os investimentos necessários para preparar o país para enfrentar e deter, nos próximos 10 anos, as DCNT, entre as quais: acidente vascular cerebral, infarto, hipertensão arterial, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas.

Em sua primeira parte, foram apresentadas as informações epidemiológicas do Brasil referentes aos quatro principais grupos de DCNT (circulatórias, câncer, respiratórias crônicas e diabetes) e seus fatores de risco em comum modificáveis (tabagismo, álcool, inatividade física, alimentação não saudável e obesidade). Na sequência, foram descritas as intervenções consideradas mais custoefetivas, bem como aquelas compreendidas como as “melhores apostas”, ou seja, ações a serem executadas imediatamente para que produzam resultados acelerados em termos de vidas salvas, doenças prevenidas e custos altos evitados.

Renata Furlanetto
Assessora de Imprensa | (47) 9980-9031
Deputado Estadual Volnei Morastoni - PT/SC
Presidente da Comissão de Saúde
Gabinete Regional - Itajaí/SC | Telefone: (47) 3249-0213
Rua Dom Joaquim Domingues de Oliveira | Nº 33 
www.volneimorastoni.com.br

Voltar