Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/06/2016 - 12h56min

Deputado quer que restaurantes digam a quantidade de sódio na comida

Imprimir Enviar

Projeto de lei obriga restaurantes a informarem nos cardápios a quantidade de sódio nos pratos

Quem não ama uma comida bem temperadinha? A culinária brasileira é conhecida pela boa comida e mesa farta, mas muitas vezes acaba exagerando nas pitadas de sal nos alimentos. A OMS (Organização Mundial da Saúde) alerta que mais de 30 milhões de brasileiros sofrem com a hipertensão arterial. A doença está relacionada à falta de atividades físicas e ao alto consumo de sódio nos alimentos.
Para alertar as pessoas sobre os perigos do consumo excessivo de sódio, o deputado Serafim Venzon (PSDB) protocolou um projeto de lei na Assembleia Legislativa que obriga restaurantes e lanchonetes a indicarem nos cardápios o teor dos sódios nos alimentos. "As pessoas precisam ter conhecimento da quantidade de sódio que estão ingerindo ao pedirem um prato. É necessário essa conscientização", alerta Venzon.
Segundo o parlamentar, que também é médico, o excesso de sal na alimentação está ligado ao aumento no risco de doenças como hipertensão, doenças cardiovasculares e doenças renais. "Um adulto deve consumir, por dia, menos de uma colher rasa de chá de sódio. Mas, em média, comemos quase uma colher de sopa. Por isso a importância de em um restaurante saber o que estamos comendo, principalmente as pessoas que já sofrem com a doença", explica.
O projeto prevê ainda que os pratos que tenham mais de 400 mg de sódio deverão aparecer nos cardápios com a seguinte expressão: "Este produto contém alta concentração de sódio". O PL não trará despesas aos estabelecimentos, já que por lei, é obrigado a presença de um nutricionista no acompanhamento dos cardápios. O projeto de Venzon está tramitando na Assembleia Legislativa e ainda precisa ser aprovado pelos demais parlamentares.

Dicas para reduzir o consumo de sódio
Fora o sal que já fora adicionado durante o preparo do alimento, muitas pessoas sempre adicionam mais sal à comida. Isso representa um verdadeiro risco para a saúde.

* Retire o saleiro da mesa durante as refeições;
* Quando for comprar os alimentos analise as tabelas nutricionais e veja a quantidade de sódio de cada item antes de comprá-lo;
* Utilize outros temperos no lugar do sal como pimenta, hortelã, manjericão, gengibre e outros;

 

Assessoria de ImprensaAna Maria Leal da Veiga
Deputado Serafim Venzon
(48) 9633-4105(48) 3221.2717

Voltar