Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/06/2016 - 15h42min

Gabriel Ribeiro e Renato Borghetti discutem criação de projeto social

Imprimir Enviar
Deputado Gabriel Ribeiro e Renato Borghetti e Gabriel Ribeiro

No meio de um show em Lages, Renato Borghetti trocou de gaita-ponto e explicou ao público que aquele instrumento tinha uma história especial: havia sido construído na cidade gaúcha de Barra do Ribeiro, próximo a Porto Alegre, e que fazia parte de um projeto social chamado Fábrica de Gaiteiros. O programa é gratuito e forma gaiteiros entre 7 e 15 anos. O projeto é do próprio Borghettinho e já são oito salas de aulas em sete cidades gaúchas (duas na capital).

O deputado Gabriel Ribeiro (PSD) esteve reunido com Renato Borghetti em Barra do Ribeiro. Conversaram por mais de três horas sobre a possibilidade de implantar o projeto em Lages. O músico apresentou o projeto, fez uma excursão pelo prédio e explicou todo o processo de construção de uma gaita-ponto. Foi uma reunião preliminar que será seguida de outras.

O projeto social de Borghetti é relativamente simples. Exige um local para as aulas e um gaiteiro. Aí começa a parte mais delicada: definir o gaiteiro-professor, aquele músico que será a cara da Fábrica de Gaiteiros e do próprio Borghettinho no local onde o projeto for implantado. Depois de escolhido, o professor é treinado e seguirá uma espécie de cartilha para transmitir os ensinamentos.

A Fábrica de Gaiteiros começou na cidade de Guaíba, chegou a Barra do Ribeiro e, depois, espalhou-se por Porto Alegre, Tapes, São Gabriel, Bagé e Butiá. Ao todo são 250 alunos e há mais de 200 na fila de espera.

De poucas palavras quando está no palco, Renato Borghetti tem riso fácil. No encontro com Gabriel Ribeiro contou histórias, falou da ligação de Lages com o tradicionalismo e a música nativa. Citou algumas que brotaram nas Sapecadas da Canção. De certa forma, isso facilitou o diálogo para uma possível implantação do projeto social na Serra Catarinense.

Nesta semana, o deputado Gabriel Ribeiro começou os contatos na busca de local e de candidatos a professor-gaiteiro.

Voltar