Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/03/2014 - 14h44min

Deputado clama por investimentos na distribuição de energia elétrica

Imprimir Enviar
Deputado Dirceu Dresch (PT)

"A Celesc não se planejou para o futuro, ao invés de  propulsora de crescimento,  freia desenvolvimento no campo e na cidade em várias regiões do estado. É preciso investimento emergencial", afirma Dresch
 
Os constantes apagões, oscilações, sobrecargas e falta de capacidade no fornecimento de energia elétrica foram alvo de críticas do deputado Dirceu Dresch (PT), mais uma vez, esta semana. Na tribuna do Legislativo, o deputado apontou que várias regiões e, em especial, a agricultura familiar, continuam estão sendo penalizadas pela precariedade na rede de distribuição de energia elétrica da Celesc.

"Não é problema novo, isso é muito antigo. Estamos com algumas situações gravíssimas no estado que não podemos admitir. Quando falta energia na Capital todos gritam, mas quando falta energia do interior. e os agricultores perdem toda a colheita de fumo, todo o lote de aves, a produção do leite do dia, e poucos ficam sabendo", afirma Dresch. Os episódios que ocorreram no final do ano na região litorânea, em especial na Grande Florianópolis, com apagões diários de energia, são uma realidade que há anos aflige e inviabiliza o desenvolvimento de regiões e atividades em Santa Catarina.

Lentidão do governo
Na semana passada, Dresch participou de reunião com o secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, para tratar da questão.  Desse encontro também participaram representantes de agricultores e da Celesc.  Ficou definido que em 45 dias o governo vai terminar um levantamento apontando as prioridades de investimentos para melhorar o sistema de distribuição de energia elétrica.

“Foi uma reunião positiva porque o governo reconhece o problema, mas ouvimos apenas novos compromissos. Nossa agricultura poderia crescer muito mais, no entanto, os produtores não estão investindo por falta de segurança no fornecimento de energia. A agricultura se modernizou para poder crescer, mas está prejudicada em nosso estado pela falta de energia de qualidade.”

Contra subsídio para geradores
O deputado também criticou as falas de algumas lideranças públicas, entre elas o prefeito de Irineópolis, Juliano Pozzi (PSDB), que defendem que o governo ajude financeiramente  agricultores  para aquisição de geradores de energia elétrica. "É um absurdo, querem que o agricultor se sacrifique ainda mais, querem que ele assuma mais custos de produção. Vai pagar energia elétrica, financiamento e combustível para ter direito à energia? Queremos energia de qualidade, com rede trifásica e transformadores adequados. É fato que a Celesc não se planejou para o futuro, ao invés de  propulsora de crescimento,  freia desenvolvimento no campo e na cidade em várias regiões do estado. É preciso investimento emergencial."

Assessoria de Imprensa
Deputado Dirceu Dresch - PT/SC
(48) 322 12628 / (48) 9944 0190

Voltar