Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/03/2015 - 17h09min

Deputado apresenta a Sopelsa medidas urgentes para agricultura familiar

Imprimir Enviar
Deputado Dirceu Dresch na reunião da Comissão de Agricultura

Durante a apresentação dos projetos da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, feita pelo secretário Moacir Sopelsa em reunião da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, na quarta-feira (18), o deputado Dirceu Dresch (PT) defendeu ações em prol da agricultura familiar. A principal delas é a compra de alimentos para a alimentação escolar da rede pública estadual. 

"Secretário, fiquei  perplexo em ouvir do  diretor da Secretaria de Educação, Osmar Mattiola, que a agricultura familiar catarinense não tem condições de entregar alimento para a merenda. Um absurdo, uma inverdade, somos o estado referência na produção agrícola pelas pequenas propriedades", afirmou Dresch. O deputado defendeu que as estruturas da Epagri e da Cidasc estejam voltadas a auxiliar os agricultores familiares na organização e assistência técnica para potencializar a produção de alimentos votados à alimentação escolar.

O deputado também propôs  uma política pública que proteja os agricultores familiares produtores de leite que, segundo o parlamentar,  estão vulneráveis aos interesses das grandes empresas, as quais buscam a concentração da produção e a exclusão de pequenos produtores da cadeia produtiva.  Outra reivindicação foi a implementação de um  programa de auxílio aos municípios para manter as estradas do interior, por onde escoa a produção agrícola.

Sopelsa afirmou que as reivindicações apresentadas são importantes para o fortalecimento e geração de renda da agricultura familiar e, por isso, serão estudadas pela equipe da Secretaria. Quanto à melhoria das estradas do interior, o secretário afirmou que uma saída seria discutir com o governador Raimundo Colombo a possibilidade de direcional  aos municípios parte dos cerca de R$ 5 bilhões que o Estado aplicará em obras de recuperação  de rodovias.

Dificuldades
O secretário aproveitou para explanar as dificuldades encontradas na pasta. Segundo ele, há menos de R$ 100 milhões para investir no setor e uma equipe reduzida. Ele citou como exemplo a adesão de cerca de 500 servidores ao Programa de Demissão Incentivada da Epagri.


Assessoria de Imprensa
Deputado Dirceu Dresch - PT/SC
(48) 9944 0190

Voltar