Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/09/2015 - 12h14min

Deputado aguarda envio de projeto para agricultura urbana em SC

Imprimir Enviar
O aproveitamento de espaços urbanos ociosos para a produção de alimentos foi tema levado à tribuna pelo deputado Padre Pedro. FOTO: Agência AL

A agricultura urbana, uma prática moderna de aproveitamento de espaços urbanos ociosos para a produção de alimentos, está próxima de ter um plano de desenvolvimento em Santa Catarina. O tema foi levado à tribuna da Assembleia Legislativa pelo deputado Padre Pedro na terça-feira (1). O parlamentar foi o autor de um projeto (472/2011) que propunha uma política de apoio à agricultura urbana, apresentado em 2011, e que serviu de base para o texto que o governo do Estado pretende enviar para a Assembleia Legislativa. Padre Pedro espera que a proposta chegue ao Legislativo nas próximas semanas.

“A agricultura urbana e periurbana não compete com a agricultura familiar e camponesa, mas estimula a produção orgânica de alimentos nas grandes cidades, aproveitando áreas ociosas. O texto que propusemos trata de garantir o trabalho destas comunidades que realizam a agricultura urbana, e ao mesmo tempo, dá o caminho legal para a participação de iniciativas do Estado em editais do Ministério de Desenvolvimento Social dirigidos a projetos de Agricultura Urbana”, explicou Padre Pedro.

O deputado também destacou a colaboração de diversas entidades do setor, entre eles o Cepagro e o Laboratório de Educação do Campo e Estudos da Reforma Agrária (Lecera/UFSC), na confecção do anteprojeto que será enviado à Assembleia. “É uma medida que garante a recuperação de espaços urbanos e seu aproveitamento para garantir alimento de qualidade, e ate para gerar renda para famílias em situação de vulnerabilidade”, complementa Padre Pedro.

Proposta é ampla

Diversos municípios de Santa Catarina, entre eles Balneário Camboriú, Florianópolis, Jaraguá do Sul e Chapecó, têm experiências consolidadas de agricultura urbana. “Esses espaços são cultivados de diversas formas.Temos hortas que são comunitárias, que garantem parte do alimento a um grupo de famílias. E temos outras experiências que além do caráter coletivo, ainda iniciam pequenas agroindústrias artesanais”, explica Padre Pedro.

Em todo o mundo existem 800 milhões de pessoas que se dedicam à prática de agricultura urbana, que representa 15% da produção mundial de alimentos.


(48)9947-2049
(48)3221-2726
Comunicação
Mandato Popular

Voltar