Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/02/2015 - 15h50min

Deputada Ana Paula e protetores juntos na defesa de projetos contra maus tratos aos animais

Imprimir Enviar
Deputada Ana Paula Lima em reunião com representantes de entidades protetoras dos animais FOTO: Linete Martins

Ampliar o diálogo com os deputados estaduais de todas as bancadas e garantir a derrubada do veto do Governo do Estado ao Projeto de Lei 79/2013, que proíbe a prestação de serviços de vigilância de cães de guarda com fins lucrativos. Esta foi uma das decisões da reunião com representantes de entidades protetoras dos animais e a autora do projeto, deputada Ana Paula Lima (PT), realizada na Assembleia Legislativa, na noite da última quarta-feira. “Já tivemos uma vitória, em dezembro, quando conseguimos a aprovação do projeto. Com mobilização e unidos, acredito que vamos poder garantir os apoios necessários para a derrubada do veto”, disse a deputada Ana Paula, após a reunião.

Durante o encontro entre os protetores e a deputada,  muitos argumentos foram levantados em defesa do projeto. Além dos maus tratos sofridos pelos animais alugados para vigilância, que muitas vezes são submetidos a situações como fome e sede, também há a questão do abandono, quando já não “servem” mais para o “trabalho”. ‘Segundo as denúncias que recebemos, quando ficam velhos e doentes, esses animais são abandonados nas ruas. Evitar que isso aconteça é também uma medida de saúde pública”, argumentou Ana Paula.

Outra questão levantada foi o desemprego gerado pelo uso de animais em serviços que deveriam ser prestados por profissionais da área da segurança. Integrantes da Federação dos Vigilantes, presentes à reunião, também farão parte do grupo que vai elaborar documento para explicar aos deputados os motivos pelos quais o projeto precisa ser transformado em lei. Estados como Paraná e Rio Grande do Sul já proibiram o aluguel de cães.

Puxada de cavalos e castração de cães e gatos

A reunião com ativistas em defesa dos animais também foi espaço para articular o apoio ao fim da chamada “Puxada de Cavalos” nos municípios catarinenses. As “puxadas” são um tipo de “competição” entre os cavalos, obrigados a arrastar cargas que ultrapassam seus limites físicos. A deputada Ana Paula também é autora de projeto que proíbe essa prática.  O Projeto de Lei 1391/2006, que institui a Campanha de Controle Populacional de Cães e Gatos em Santa Catarina, também foi debatido na reunião. A lei proposta por Ana Paula foi aprovada, mas ainda não foi regulamentada pelo Governo do Estado.

 

 

Crédito da foto: Linete Martins

Linete Martins

Assessora de Imprensa

Mandato Deputada Ana Paula Lima

(48) 3221-2680

Voltar