Encontro discute a implantação de aeroporto em Palhoça
O deputado Camilo Martins (Podemos) participou de uma reunião, nesta quarta-feira (16), com o secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, para tratar da necessidade de construção de um aeroporto para atender aeronaves de pequeno e médio porte em Palhoça.
De acordo com o parlamentar, a região Sul do município, mais próxima de cidades como Paulo Lopes, Garopaba e Imbituba, seria o local indicado para os pousos e decolagens.
Camilo entende que, além de facilitar a mobilidade, beneficiará o desenvolvimento econômico e turístico dessas cidades. “Sabemos quanto um aeroporto impulsiona a atração de empresas, turistas, gera oportunidade de emprego e renda. Pensando nisso e na questão da mobilidade urbana, tendo o porto de Imbituba próximo, por exemplo, é que vamos trabalhar por essa conquista”, considerou o deputado.
O secretário Beto Martins recebeu a proposta com bons olhos e deve continuar as tratativas com o deputado Camilo Martins acerca do tema.
Aeroporto de Três Barras
No mesmo encontro, o deputado Camilo Martins levou a prefeita interina, Ana Claudia Quege, vereadores e outros membros do executivo para tratar acerca da renovação da concessão do aeroporto de Três Barras, no Planalto Norte.
O governo do estado já está realizando as obras de cercamento do aeroporto para aumentar a segurança das operações aéreas no local. O que os membros do executivo e legislativo estão pleiteando, ainda, junto com o deputado Camilo Martins, é a isenção de ICMS para as companhias aéreas que pousarem com voos comerciais.
“Sabemos do desejo e empenho do governador Jorginho Mello em investir e melhorar a estrutura dos aeroportos de Santa Catarina. Diante disso, levamos os pedidos do município de Três Barras ao secretário para que possa conhecer mais de perto as necessidades dessa região”, disse o deputado Camilo Martins.
O Aeroporto de Três Barras opera voos da aviação geral sob condições visual diurna e atende os municípios de Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Major Vieira, Monte Castelo, Irineópolis e Papanduva. A gestão da estrutura é feita pela prefeitura, por meio de convênio de subdelegação firmado com o governo do Estado.
Outra solicitação é a questão da ferrovia da cidade, a ideia é a ligação com a cidade de Mafra. De acordo com os vereadores, o secretário Beto Martins se mostrou favorável às solicitações, está analisando e encaminhará o pedido para que sejam realizados os estudos de viabilidade.
Além do deputado e da prefeita, participaram do encontro os vereadores Ernani Junior, Abrahão Mussi, João Canani Junior, Josecleia Gazaniga, Zé Maciel e o secretário de Desenvolvimento Econômico e turismo, Rafael Mussi.