CCJ aprova projeto que cria o programa “Cuidando de Quem Cuida”
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (15) o projeto de lei do deputado Camilo Martins (Podemos) que institui o programa Cuidando de Quem Cuida. A proposta tem como objetivo oferecer apoio integral a mães atípicas, cuidadoras, tutoras e curadoras responsáveis por pessoas com deficiências, síndromes, transtornos, doenças raras, TDAH, TDA e dislexia.
O programa prevê um conjunto de estratégias voltadas à atenção e orientação dessas mulheres, com foco especial na saúde mental e em serviços que envolvem o acesso ao trabalho, geração de renda e moradia.
“Esse projeto de lei é para a gente olhar para essas mães que estão no dia a dia com seus filhos. Precisamos encontrar formas para que o Estado possa auxiliar com psicólogos, psicopedagogos e profissionais que contribuam para a saúde mental delas, além de outras atividades de apoio”, explicou o parlamentar.
Entre as ações previstas estão o suporte pós-parto, a orientação sobre o diagnóstico da criança e a aproximação com profissionais da saúde e da educação, com o intuito de melhorar a qualidade de vida das famílias envolvidas. "São pais e mães que muitas vezes abdicam das suas vidas para cuidar dos filhos, então nada mais justo do que o estado ter um olhar diferenciado para essas pessoas", finalizou Camilo.
Após a aprovação na CCJ, o projeto segue agora para análise da Comissão de Finanças e Tributação.
Cláudia Búrigo de Menezes
(48) 99135 5049