Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/03/2023 - 15h51min

De forma gratuita, Centro de Saúde da Unisul deve realizar mais de 15 mil atendimentos médicos/mês

Imprimir Enviar
Deputado Miotto prestigiou a cerimônia de inauguração do CIS da Unisul Pedra Branca FOTOS: Ascom deputado Jair Miotto

A Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul), campus Pedra Branca, em Palhoça, na Grande Florianópolis, irá oferecer serviços médicos gratuitos à comunidade, através do Centro Integrado de Saúde (CIS), inaugurado na manhã desta terça-feira (21). O deputado Jair Miotto (União) prestigiou a cerimônia que contou com a presença do reitor da UniSul e diretor de relações institucionais da Regional Sul, Mauri Heerdt, do diretor-geral da UniSul, Rodrigo Alves, do coordenador do curso de Medicina, Rodrigo Nunes, do presidente da Ânima Educação, Marcelo Bueno, do CMO da Inspirali, José Lúcio Martins, do prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, do secretário municipal de Saúde, Rosiney Horácio, entre outras autoridades.

Neste primeiro momento, o CIS realizará atendimentos com especialistas nas áreas da Medicina, Biomedicina, Fisioterapia, Nutrição, Naturologia, Psicologia, Enfermagem, Farmácia, Estética e Cosmética. Segundo a universidade, a expectativa é realizar mais de 15 mil atendimentos médicos gratuitos por mês.

Parte destes atendimentos médicos será encaminhada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através de uma pareceria entre o município e o Estado. Outros serão agendados direto na universidade, de acordo com a demanda. “São mais de 3,2 mil metros quadrados. Ao todo, o CIS conta com 76 consultórios, com mais de 30 especialidades, além de cinco salas para pequenos procedimentos cirúrgicos. Todas as salas têm equipamentos de alta qualidade e tecnologia, que podem ser usados em exames e procedimentos de dermatologia, ginecologia, cardiologia e pneumologia”, expõe o reitor Heerdt.

Agendamentos
Os atendimentos vão ocorrer de segunda a sexta-feira, das 7h até às 22h, mediante agendamento prévio. O agendamento para atendimento de especialidades médicas, oferecidas através do Curso de Medicina, é realizado pelo Setor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Palhoça, por meio da regulação de pacientes nas filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). Os agendamentos para atendimento em clínica médica ou para os outros serviços de saúde oferecidos pelos outros cursos podem ser realizados diretamente no balcão ou via contato telefônico.

Para agendamentos, ligue: (48) 3279-1543 para a área de Medicina (Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Naturologia e Psicologia). Já para as demais áreas, ligue (48) 3279-1126.

Diferencial
Além do conhecimento científico, a Unisul faz questão de ensinar os estudantes a trabalharem com humanismo, para cuidar bem das pessoas. Para isso, eles atendem pessoas de comunidades em situação de vulnerabilidade social, moradores de rua e também fazem missões para atender em outros estados, como Amazônia. “Quero destacar um projeto da instituição que, a meu ver, é um grande diferencial. Na inauguração foi anunciado o Jardim Sensorial, uma entrega para a Casa do Autista, em parceria com a prefeitura de Palhoça, que visa atender cerca de 500 famílias. O espaço construído para tratamentos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre outros transtornos e condições neurodivergentes, tem como objetivo estimular diferentes sentidos dos pacientes, por meio de ferramentas e atividades sensoriais”, parabeniza o deputado.

A área de inovação tecnológica estará presente e terá espaço garantido dentro do CIS. “Para uma medicação ser lançada no mercado, com os devidos protocolos, existem fases de desenvolvimento. Toda esta fase anterior ao lançamento é trabalhada dentro de um centro de pesquisa clínica e envolve inovações tecnológicas. Nosso CIS conta com esse centro que tem como objetivo contribuir com o avanço de pesquisas, melhorias de protocolos e produtos, além do desenvolvimento de novas soluções voltadas à saúde”, destaca o professor e coordenador do curso de Medicina da Unisul, Rodrigo Nunes.

Relevância
O deputado Miotto destacou que o serviço do CIS traz benefícios tanto aos acadêmicos, como para a população. “O aluno aprende ao atender pacientes e a comunidade tem o retorno ao receber esses serviços gratuitos de qualidade”, destaca o parlamentar.

O coordenador Nunes explica que os estudantes terão à disposição um ambiente de aprendizagem multidisciplinar pioneiro. Com a supervisão dos professores, farão consultas e procedimentos de baixa complexidade. Caso o paciente necessite de média e alta complexidade médica, a instituição tem parceria com os hospitais da região, entre os quais o Hospital Regional de São José, Hospital Infantil Joana de Gusmão, Hospital São Francisco de Santo Amaro da Imperatriz, SOS Cárdio, Baía Sul, Hospital e Maternidade Ilha, Instituto de Cardiologia, Hospital de Caridade e unidades de pronto atendimento de Palhoça.

Com 58 anos de atuação, a Unisul tem cursos de Medicina em Palhoça e Tubarão, onde já oferece serviços para as comunidades. Esse empreendimento do CIS, no campus Pedra Branca, foi realizado para unificar e ampliar os serviços prestados. Conforme o presidente da Ânima Educação, “esse modelo de atendimento é novo. O Ecossistema Ânima, que é controlador da Unisul, tem planos para ter seis centros de pesquisa clínica no Brasil, junto às instituições de ensino. Este aqui no campus Pedra Branca é o primeiro finalizado”, expõe Bueno.

A metodologia e projeção de toda estrutura acadêmica é projetada pela Inspirali, que é uma vertical de ensino de Medicina do Ecossistema Ânima. Para o CMO da Inspirali, Martins, a realização do projeto é um presente para toda comunidade acadêmica e um reflexo da humanização que tanto se busca na prestação dos serviços.

 

Acompanhe Jair Miotto


Jair Miotto
Voltar