Crianças precisam atravessar rio sobre pedras para ir à escola na Grande Fpolis
O caso foi levado à tribuna pelo deputado Sérgio Guimarães nesta terça-feira (14)
Ao acordar pela manhã, as crianças dos bairros Guarda do Cubatão, em Palhoça, e de Braço São João, em Santo Amaro da Imperatriz, precisam enfrentar um verdadeiro risco para chegar até a escola. Há um ano e quatro meses, os moradores destas comunidades sofrem com a falta da ponte que faz a ligação entre os dois municípios.
O deputado Sérgio Guimarães (União) levou o caso à tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira (14), depois de ter recebido um vídeo feito por moradores. Nas imagens é possível ver as crianças subindo em pedras para conseguir atravessar o rio.
“São imagens chocantes, nem parece terem sido feitas em Santa Catarina. Uma verdadeira situação de abandono dessas comunidades, além de um grande risco para essas crianças”, afirma o deputado Sérgio Guimarães.
Segundo informações disponíveis no site da Prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, em 19 de março de 2021 já havia tratativas entre os dois municípios para resolver o problema da ponte que, naquela época, ainda existia, embora em situação precária. No texto, informa-se que cada município construiria sua cabeceira e a Defesa Civil Estadual faria o vão central.
“As cabeceiras já estão prontas. Agora vamos enviar um requerimento para a Defesa Civil Estadual solicitando informações sobre um plano de ação e o prazo para a conclusão da obra”, destaca o parlamentar.