Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/09/2015 - 18h05min

Corte de recursos no Sistema S é um golpe fatal na formação profissional

Imprimir Enviar
Deputado Darci de Matos (PSD). FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

Em pronunciamento na sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (29), o deputado Darci de Matos se manifestou contrário à redução de 30% no orçamento do Sistema S, previsto no pacote de ajuste fiscal anunciado recentemente pelo governo federal. “Essa decisão é absurda. Se confirmada, será um golpe fatal na formação profissional brasileira e catarinense. Em nosso Estado, pelo menos 40 mil vagas serão fechadas em cursos profissionais e de educação básica oferecidas anualmente pelo Sesi e Senai. Além disso, mais de 50 unidades dessas duas instituições serão fechadas e milhares de trabalhadores perderão seu emprego”, afirma.

O parlamentar ressalta que esse corte também pode afetar outros níveis de educação e programas como o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico), indo contra o slogan do governo federal de “Pátria Educadora”.  Ele salienta que a formação profissional é um instrumento de cidadania: quando qualificadas, as pessoas melhoram sua renda ou têm condições de implantar o negócio próprio. “Impedir essa qualificação é atrasar o desenvolvimento do país a médio e longo prazo.”, diz.

O parlamentar adverte que esses recursos estão previstos na Constituição Federal, pois se originam da contribuição paga anualmente pelos trabalhadores, portanto, “não é do governo, é do trabalhador que cumpre sua jornada de trabalho diária e dá parte do seu salário para, em troca, receber esses serviços”.

Assessoria de Imprensa
Isabela Schwengber - (48) 9167-3902
Domingos Miranda – (47) 9924-2499

Voltar