Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
31/03/2016 - 12h16min

Cooperativa Ceraçá apoia PL que limita plantio de árvores próximo à rede elétrica

Imprimir Enviar
Deputado Dirceu Dresch na assembleia da Ceraçá

O deputado Dirceu Dresch (PT) participou na tarde de terça-feira (29), da Assembleia da Cooperativa de Eletrificação Rural Vale do Araçá - Ceraçá.  O deputado foi convidado a falar sobre a tramitação do projeto de lei 71/2015, que fixa limites para o plantio de árvores próximo à rede de distribuição de energia elétrica. A proposta recebeu apoio da entidade e dos cooperados, que são na maioria agricultores familiares.

O projeto já recebeu parecer favorável de duas comissões e agora tramita da Comissão de Turismo e Meio Ambiente. A proposta  determina que o plantio de  árvores exóticas (pínus e eucaliptos) respeite uma distância mínima de 20 metros em relação às linhas de distribuição.

O presidente da Ceraçá, José Samuel Thisen, afirma que cerca de 70% das interrupções no sistema de distribuição de energia da cooperativa têm como causa o contato de árvores com a rede elétrica, resultando em custos elevados com podas e prejuízos aos consumidores. Ele também destaca que a regulamentação vai garantir segurança jurídica às empresas para fazer a supressão da vegetação que ameaça a rede elétrica. "Energia e mato não dá casamento. O projeto é ótimo para quem trabalha com distribuição de energia. Ninguém gosta de ficar sem luz."

Além da Ceraçá, outras cooperativas de eletrificação rural também apoiam a proposta proposta apresentada por Dresch. que também já recebeu manifestação de apoio da Celesc, de várias entidades ligadas à agricultura familiar, como a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-Sul) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), além de câmara de vereadores de todas as regiões do estado. 

A Ceraçá atende cerca de 5 mil cinco mil consumidores de energia elétrica, a ampla maioria formada por  agricultores familiares dos municípios de Tigrinhos, Sul Brasil, Cunhataí, Pinhalzinho, Nova Erechim e Saudades, na região Oeste de Santa Catarina.

 

Assessoria de Imprensa
Deputado Dirceu Dresch - PT/SC
(48) 9944 0190 / (48) 32212628

Voltar