Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/03/2014 - 16h16min

Confiança na economia e educação técnica refletem no fomento do emprego no Brasil e em SC

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta (PT). Foto: Eduardo Guedes de Oliveira / AgênciaAL

O deputado Neodi Saretta (PT) repercutiu hoje no plenário da  Assembleia Legislativa o bom momento vivido pelo Brasil na geração de empregos. Nessa esteira de crescimento, o parlamentar destaca também o índice de empregos gerados por Santa Catarina no mês passado. Os números colocam o estado em destaque por ter conseguido gerar o maior número de postos de trabalho do país. Em fevereiro foram criados 27.891 empregos com carteira assinada, número 1,4% superior ao registrado em janeiro.

Na avaliação do parlamentar, o crescimento de empregos  reflete a confiança dos empresários no desenvolvimento da  economia  brasileira e no investimento que o governo federal tem feito para aperfeiçoar a mão de obra para atender às exigências do mercado de trabalho.  O aperfeiçoamento dos trabalhadores ocorre por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Em 2012, quando foi implantado, o Pronatec tinha 22,1 mil vagas em Santa Catarina. Em 2013, foram 33.540 matrículas, totalizando 68.585 alunos. O programa pretende atender em 2014, aproximadamente, 12 mil alunos em cursos técnicos e 14 mil em cursos de formação inicial e continuada. As aulas estão previstas para este mês e acontecem no contra-turno escolar nas entidades ofertantes como o Senai, Senac, Senar, Senat, além do IFC e IFSC.

Economia catarinense
O setor que mais criou vagas de emprego foi a indústria, mas outros segmentos contribuíram para o fomento dos empregos. “As micro, pequenas e médias empresas são responsáveis por 60% dos empregos criados no Estado. O Agronegócio também tem sua parcela de participação, o agronegócio no Oeste,  indústria mecânica no Norte, indústria têxtil no Vale do Itajaí e o turismo na região litorânea. Esses setores estão sempre crescendo”, destacou Saretta.

Diante da baixa taxa de desocupação em Santa Catarina, que é de 3%,  ou seja, metade da média nacional, podemos perceber que o caminho a ser seguido é o investimento em educação profissional. Hoje o Estado vive uma realidade em que a cada 10 pessoas acima de 15 anos, 7,6 estão trabalhando. Esses números são parte do levantamento recente realizado pelo IBGE. "A situação é tão boa, que, se Santa Catarina fosse um País, estaria entre as quatro nações com menor desemprego do mundo", comemorou o deputado.

Fonte: Deputado Neodi Saretta (48) 3221- 2665
Texto: Assessoria coletiva (48) 3221-2833


Assessoria de Imprensa - Deputado Neodi Saretta (PT)
Adrieli L. Cecon - Assessora de Imprensa
Telefone: (48) 3221 2665 - 9984 1754

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar