Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/02/2023 - 14h09min

Camilo Martins assume primeiro mandato no legislativo catarinense

Imprimir Enviar
Deputado Camilo Martins no momento da posse

Deputado tomou posse nesta quarta-feira (1º) e garante que, inicialmente, vai defender geração de emprego e renda, mobilidade urbana e saneamento básico.

O presidente do Podemos em Santa Catarina e ex-prefeito de Palhoça, Camilo Martins, assumiu oficialmente – e pela primeira vez – o mandato de deputado estadual, em sessão solene realizada nesta quarta-feira (1º), em Florianópolis. Camilo é um dos 40 eleitos para a 20ª legislatura do parlamento catarinense.

“Foram quase 45 mil votos de confiança e o compromisso é muito maior agora – com todos os catarinenses. Contudo, não posso esquecer da minha região, que é a Grande Florianópolis, principalmente Palhoça”, reflete o deputado, que foi votado em 254 dos 295 municípios de Santa Catarina.

Camilo traz como bagagem a experiência do Executivo. Foram dois mandatos como prefeito de Palhoça. A gestão foi marcada por um modelo inovador e teve reflexos nas urnas. Em 2016, foi reeleito com inquestionável aprovação popular e expressiva votação: numa eleição com seis candidatos, somou 63,12% dos votos válidos, o que ultrapassava até a soma de todos os outros cinco candidatos – em 2012, foram 58% dos votos válidos. Em 2020, Camilo encerrou o mandato com 87% de aprovação, a maior marca da história da cidade.

Carisma, popularidade, olhar humano. Esses são alguns atributos que Camilo demonstrou enquanto prefeito e que carrega na sua vida pública. Agora, o parlamentar assume, otimista, uma cadeira na Alesc, com a garantia de trabalhar por todos os catarinenses.

Entre o que pretende defender, inicialmente, estão geração de emprego e renda, mobilidade urbana e saneamento básico. “A partir de hoje, vamos ser muito atuantes por Santa Catarina, vamos trabalhar incansavelmente, especialmente pelos que mais precisam”, afirma o deputado.

A geração de emprego é uma preocupação desde quando foi prefeito de Palhoça. Camilo transformou o ecossistema de negócios da cidade em um ambiente favorável para a instalação de empresas, gerando emprego e renda para os moradores locais. Com isso, conseguiu aumentar a arrecadação em mais de 300%, saindo de R$46 milhões e saltando para R$134 milhões anuais, sem aumento de impostos.

“Uma série de fatores diminuiu o poder de compra das famílias. Não há desenvolvimento sem emprego, renda e um ambiente seguro para os empresários. Santa Catarina pode melhorar ainda mais nessa questão, e é isso que vou defender”, avalia.

A mobilidade urbana já era defendida por Camilo enquanto prefeito de Palhoça. Tanto que chegou a ingressar com uma ação judicial contra a Arteris e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) exigindo a retomada das obras do Contorno Viário, obra que deveria ter sido entregue em 2012; na mesma ação, também solicitou a execução de uma terceira faixa na BR-101, sentido Norte, e foi atendido.

“Saímos vitoriosos dessa ação, uma conquista de todos nós. Seguimos na luta pela conclusão do Contorno Viário, mas precisamos urgentemente melhorar o transporte público. Precisamos de integração entre as cidades da Grande Florianópolis, em um modelo de transporte que seja rápido, com preço justo, eficiente e de qualidade. Só assim as pessoas vão querer deixar o carro na garagem e optar pelo ônibus. Caso contrário, vamos viver um colapso no trânsito”, estimou.

Saneamento básico também é uma área que vai receber atenção do deputado. Em Palhoça, Camilo deu o primeiro passo para a concessão do saneamento básico, um assunto que foi adiado por todas as gestões até então.

“Todo verão é a mesma novela na questão da balneabilidade. Enquanto prefeito, deixamos prontos todos os estudos para o projeto da concessão do saneamento. Na Grande Florianópolis, temos que trabalhar isso de forma coletiva, porque não adianta Palhoça fazer e as cidades da região não terem. Temos que estar preparados para isso, o tratamento de esgoto é um desafio”, concluiu.

 

Acompanhe Camilo Martins


Camilo Martins
Voltar