Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/06/2016 - 18h38min

Avançam conversas sobre manutenção dos ônibus lilás em SC

Imprimir Enviar
Deputada Ana Paula Lima

Em reunião realizada na Secretaria de Estado da Assistência Social com representantes do Conselho Estadual da Mulher, nesta quarta-feira (22), houve avanços sobre a permanência e uso das duas unidades móveis (ônibus lilás), em Santa Catarina. Os equipamentos, que fazem parte do programa nacional “Mulher, Viver sem Violência” foram doados pelo Governo Federal ao estado em dezembro de 2013 para o atendimento às vítimas de agressões nas regiões de mais difícil acesso. No entanto, apesar do custo (R$ 550 mil cada), os ônibus estavam parados e chegou a ser cogitada a devolução ao Governo Federal.

“É muito positiva a notícia sobre a permanência desses veículos. Essa conquista demonstra a importância da mobilização de todas nós. Precisamos realmente de avanços nas políticas públicas e que as informações cheguem a todas as mulheres. Enfrentar a violência contra as mulheres tem que ser uma prioridade em nosso estado”, declarou a deputada Ana Paula Lima, coordenadora da Bancada Feminina na Assembleia Legislativa. A parlamentar foi a autora de moção, aprovada na Assembleia Legislativa, no dia 14 de junho, contra a devolução dos ônibus.


A reunião desta quarta-feira foi para encaminhar a conversa iniciada com o Secretário da Assistência Social Geraldo Althoff, há uma semana. A Bancada Feminina e representantes de diversas instituições e movimentos de mulheres reivindicaram a permanência dos ônibus e um trabalho mais efetivo de proteção. “É inaceitável qualquer retrocesso na defesa das mulheres”, disse, na ocasião, a deputada Ana Paula.

Fórum
Além da questão dos ônibus, a reunião de ontem na secretaria definiu que o Governo vai encaminhar com rapidez o decreto para a legalização do Forum de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres do Campo, da Floresta e das Águas. Caberá ao Forum, que já tem reunião marcada para o dia 29 de junho, planejar e estabelecer um cronograma de trabalho para que as unidades móveis sejam utilizadas numa política de redução dos índices de violência contra as mulheres.

 


Linete Martins


Assessora da Bancada Feminina

Voltar