Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/08/2017 - 16h21min

Audiência pública reúne municípios catarinenses para debater transporte escolar e Fundeb

Imprimir Enviar

Encontro é promovido pelas Comissões de Educação da Alesc e da Câmara dos Deputados, em Florianópolis, nesta quinta-feira

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Luciane Carminatti (PT), e a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, representada pelo deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), realizam audiência pública para debater o transporte escolar em Santa Catarina e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O encontro ocorrerá nesta quinta-feira, 31 de agosto, no auditório da Alesc, das 9 às 17h.

De acordo com a deputada Luciane, o objetivo é ouvir os anseios dos gestores dos municípios catarinenses em relação ao financiamento da educação básica. "São dois temas recorrentes que preocupam especialmente prefeitos e secretários de educação. De um lado, falta recursos para o transporte escolar e, por outro, há grande instabilidade em como ficará a nova lei do Fundeb, a partir de 2020", destaca a presidente da Comissão de Educação.

Transporte escolar
Pela manhã, o debate abordará o transporte escolar em Santa Catarina. Hoje, a gestão é feita pelos municípios, tanto dos alunos da rede municipal quanto da estadual. No entanto, segundo Luciane, a legislação que regulamenta o serviço no estado é falha, pois o ônus fica somente para os municípios.

"O governo catarinense, além de transferir toda a responsabilidade aos gestores municipais, destina valor insuficiente. Assim, não faz convênio e utiliza uma tabela com valores defasados, além de muitas vezes atrasar o repasse dos recursos", pondera.

A parlamentar enfatiza as principais reclamações de quem precisa gerenciar o recurso público e muitas vezes tirar investimentos de outras áreas para cobrir as despesas com o transporte. Na prática, o governo estadual repassa porcentagem de recursos aos municípios somente para o transporte de alunos da rede estadual que residem a uma distância acima de 3km das unidades escolares. "Como é que o município vai negar transporte às crianças que moram um pouco mais perto da escola, principalmente nas comunidades do interior? Questionamentos como esses escutamos em todas as regiões do estado. É necessário rever esse processo com urgência", enfatiza Luciane.

Fundeb
Segundo o deputado Pedro Uczai, a criação da Comissão Especial que discute a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 15/2015), que torna permanente o Fundeb, é um esforço parlamentar para promover o debate, ouvir os gestores municipais, estudiosos da área e profissionais da educação de todo o país. “É urgente a discussão em torno do Fundeb considerando a aproximação do prazo final previsto para sua vigência que vai até 2020”, assinala Uczai. A audiência pública em Florianópolis vai contar com a participação da deputada Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO), relatora da PEC 15/2015.

O Fundeb financia a remuneração dos profissionais do magistério ações de manutenção e desenvolvimento da educação básica pública - regular, especial ou de jovens e adultos; parcial, integral e noturna; do campo e da cidade. Os repasses são feitos de acordo com o número de matrículas nos estados e municípios, conforme dados do último Censo Escolar.

"Há incertezas no financiamento da educação. Os gestores estão preocupados sobre as mudanças que a lei trará, como será a operacionalização e como se dará a distribuição das verbas para estados e municípios. São dúvidas relevantes, pois não podemos esquecer da PEC do teto, que limita os investimentos na educação para os próximos 20 anos", enfatiza Luciane.

 

ESTER KOCH DA VEIGA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
048 9911-0347
WhatsApp 049 9177 1112




  Item Anterior Próximo Item

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar