Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/09/2015 - 17h16min

Articulação do deputado Gabriel Ribeiro começa a dar resultado prático para o controle dos javalis

Imprimir Enviar
Deputado Gabriel Ribeiro (PSD). FOTO: Solon Soares/Agência AL

Uma articulação feita pelo deputado Gabriel Ribeiro (PSD) começa a dar resultados concretos. O primeiro grupo de caçadores devidamente legalizado atuou em Campo Belo do Sul, na Serra Catarinense, onde abateu javalis, animais que têm devastado lavouras da região e também no Oeste do estado. O gabinete está em contato com outros grupos de caçadores com o objetivo de controlar a expansão deste animal exótico.

Os javalis entraram em Santa Catarina por municípios serranos e estão se alastrando rapidamente pelo estado. Estima-se que a população de javalis já chegue a 70 mil na região. Os produtores rurais estão preocupados, pois logo começará o plantio das lavouras de verão e eles temem ter as suas áreas arrasadas. Os javalis se reproduzem rápido, percorrem longas distâncias à noite, andam em grupo e é difícil encontrá-los.

Se um produtor rural tentar abater o javali legalmente precisará de mais de meio ano para que toda a documentação tramite nos órgãos competentes. Para abreviar o tempo, o deputado Gabriel Ribeiro está em contato com grupos de caçadores que já possuem a documentação exigida pelo Exército. Além disso, para o abate, são necessários o pedido do produtor rural e a permissão do órgão ambiental. Os cães de caça vestem coletes para se proteger de possíveis ataques dos javalis.

Voltar