Aprovado projeto de Padre Pedro que dá apoio a produtores de mel vítimas de desastres climáticos
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou nesta terça-feira (16) projeto do deputado Padre Pedro Baldissera (PT) que cria política pública estadual para dar apoio financeiro aos produtores de mel que desenvolvem atividades de interesse social prejudicadas por problemas decorrentes de mudanças e desastres climáticos.
“Estamos incluindo na lei de proteção à cadeia produtiva do mel o apoio financeiro aos apicultores e meliponicultores prejudicados por enchentes, ventanias e outros desastres climáticos”, disse Padre Pedro.
O projeto de lei 530/2003 aprovado pela Alesc é uma emenda à Lei 18.634, de autoria de Padre Pedro, que criou a Política Estadual de Desenvolvimento e Expansão da Apicultura e Meliponicultura (Polimel) e o Programa Estadual de Incentivo à Apicultura e Meliponicultura (Promel).
Em defesa do setor, Padre Pedro ressaltou o fundamental papel desempenhado pelas abelhas para a vida humana. “A abelha é vital para nós. Com a polinização das plantas, as abelhas colaboram decisivamente para o desenvolvimento dos alimentos que chegam às nossas mesas.”
Em seu gabinete na Alesc Padre Pedro instalou uma pequena colônia de abelhas jataí, inofensivas, sem ferrão, mostrando a facilidade de adaptação e de manuseio de uma colmeia no ambiente urbano. Para ele, a colônia ainda torna o gabinete uma referência prática da meliponicultura, a criação de abelhas sem ferrão.